Quem são os brasileiros mais endividados? Novo levantamento revela o perfil completo

Quem são os brasileiros mais endividados? Novo levantamento revela o perfil completo.

Quem são os brasileiros mais endividados? Novo levantamento revela o perfil completo.
Foto: Edição BT

A inadimplência é um grande problema na vida de todo mundo, afinal, quem gosta de lidar com dívidas?

E para entender melhor a questão no Brasil, chegou um novo estudo com o perfil dos endividados no país.

Confira agora!

O que mais causa dívidas no Brasil?

Um levantamento da Creditas, fintech de crédito no Brasil, trouxe a pesquisa Panorama Crédito para entender o perfil do endividamento brasileiro.

Segundo o levantamento, 81% das pessoas citaram que se endividaram por conta do cartão de crédito, enquanto 65% das pessoas começaram o problema com um empréstimo pessoal.

Por sua vez, 56% dos entrevistados citaram os motivos de empréstimo consignadofinanciamento de veículo e cheque especial no banco.

Já o financiamento imobiliário, inclusive com programas como Minha Casa Minha Vida, é responsável pela dívida de 52%. 

A antecipação do FGTS também trouxe dados impactantes, com 42% de pessoas se endividando por esse motivo. 

Cerca de 30% das pessoas também indicaram que o endividamento veio de alguma despesa inesperada, principalmente com grandes problemas na vida. 

Qual o nível de endividamento do brasileiro?

De acordo com a pesquisa da Creditas, sete em cada 10 brasileiros já se endividaram em algum momento da vida, um dado altamente preocupante para o cenário de crédito no Brasil.

Dentre os entrevistados, 15% das pessoas estavam endividadas pela primeira vez, enquanto 15% também já teve um registro de dívida.

Cerca de 39% das pessoas entrevistadas indicaram que não têm mais dívidas. Do total, 69% dos entrevistados já se endividaram enquanto 31% nunca teve uma dívida

O problema da falta de educação financeira

A falta de educação financeira é um dos grandes problemas do Brasil, com apenas 60% das pessoas dizendo que pesquisam informações sobre os valores da parcela e 56% pelos prazos de pagamento.

De acordo com a pesquisa, pouco mais de 42% das pessoas calcularam o montante final da dívida, enquanto apenas 33% buscaram outros meios de contratação.

Os dados são ainda mais preocupantes, com apenas 30% das pessoas endividadas relatando que tinham clareza sobre a taxas de juros e o custo efetivo da dívida. 

Tudo indica pelos números que as pessoas buscam as formas mais tradicionais e conhecidas de crédito, sem pesquisar exatamente as melhores condições para cada caso.

Nesse sentido, as pessoas vão no mais cômodo e conhecido, sem fazer grandes contas, pensando mais na rapidez e na agilidade para finalizar o processo.

De acordo com os especialistas da própria Creditas, esses hábitos contribuem muito para a inadimplência, já que a pessoa pega um empréstimo sem nem saber como pagar.

Dicas para pagar as dívidas e sair da inadimplência

O Serasa realiza constantemente o Feirão Limpa Nome, oferecendo até 99% de desconto em dívidas com centenas de empresas parceiras.

Por sua vez, o SPC também oferece descontos nas dívidas, com o feirão digital do SPC com mais de 40 empresas parceiras para quitar dívidas do público.

Caso não encontre o débito com essas empresas, o que é difícil, entre em contato direto com os credores para renegociar as dívidas. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.