Meu INSS: aprenda como acessar e navegar no aplicativo

Meu INSS: aprenda como acessar e navegar no aplicativo.

Meu INSS: aprenda como acessar e navegar no aplicativo
Foto: Divulgação

Ao longo dos últimos anos, o governo brasileiro vem investindo continuamente em plataformas digitais para facilitar a vida da população.

E tudo com o intuito de digitalizar os principais processos que o cidadão precisa fazer no dia a di.

Com o INSS não é diferente, e o app Meu INSS vai te ajudar bastante ao longo dos dias; veja como usá-lo!

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é o canal digital do Instituto, tratando-se de uma plataforma importante para a gestão dos benefícios no dia a dia dos cidadãos.

E o beneficiário pode usar o sistema tanto diretamente pela internet quanto pelo aplicativo disponível para os smartphones.

O que você pode fazer com o Meu INSS?

O app e os sistemas do INSS permitem uma série de ações diretamente pela internet, como pedir benefícios e consultar processos já solicitados.

O cidadão pode emitir extrato do tempo de contribuição, solicitar certidos, simular a aposentadoria, pedir atendimento ou simplesmente acompanhar o calendário de pagamentos do INSS.

E os serviços funcionam tanto na versão do computador quanto nos aplicativos oferecidos pelo sistema.

Quem pode usar o Meu INSS?

Todo e qualquer cidadão vinculado ao INSS pode usar os serviços digitais e o aplicativo do Instituto.

Para fazer o primeiro login, é preciso usar as credenciais da plataforma gov.br, a todo momento que entrar no aplicativo ou no site.

No geral, o aplicativo é bem leve e não gasta muita memória no celular, funcionando bem nos mais variados tipos de dispositivos.

Por sua vez, quem preferir usar o portal web pode entrar no site oficial do Meu INSS, com uma navegação prática e intuitiva.

O site do Meu INSS é criado justamente para que qualquer pessoa possa usar sem grandes problemas.

O sistema do Meu INSS é seguro?

Sim, o sistema do INSS é seguro, principalmente porque o Instituto investe continuamente para melhorar a segurança das operações. 

No entanto, é preciso que você faça o download diretamente pelos canais oficiais do governo federal e só.

Por isso, é preciso tomar cuidado com golpes que circulam por aí tentando roubar dados e informações dos brasileiros. 

Mais dicas ao usar o Meu INSS

O Meu INSS oferece a possibilidade de alternar a tela entre modo claro ou escuro, adaptando-se bem à suas preferências.

Além disso, é possível aumentar ou reduzir o tamanho das fontes, contando também com notificações para receber mensagens importantes para usar o aplicativo.

Se por algum motivo o usuário perder a senha e o acesso à plataforma, é preciso entrar em contato com os canais oficiais do INSS em uma Agência da Previdência ou pela Central 135. 

Novamente, é muito importante tomar cuidado com os golpeevitando enviar informações por e-mail ou por ligação para qualquer pessoa que tentar por diferentes contatos.

Portanto, se o usuário tomar bastante cuidado e usar somente os canais oficiais do INSS, poderá fazer um bom uso e aproveitar as facilidades dos serviços do Meu INSS.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.