Serasa: novas regras para dívidas antigas, saiba o que muda para você

Sem dúvida, nos últimos anos, a Serasa se tornou uma instituição importante para os brasileiros, principalmente aqueles que estão em situação de inadimplência.

Então, não poderíamos deixar de falar sobre seu serviço e as regras em torno das dívidas antigas que você tem.

Um smartphone e em sua tela está a logo da Serasa
Imagem: Reprodução

Como solicitar ao Serasa a retirada da dívida já prescrita?

Dívidas prescritas, basicamente, são aquelas que ultrapassaram o prazo legal de cobrança, geralmente de 5 anos ou menos.

Isso quer dizer que o credor não pode fazer mais cobranças por formas judicial.

Mesmo assim, algumas pessoas podem ter dificuldade, uma vez que o seu nome ainda aparece no sistema de algumas empresas, causando transtornos.

Mas se você quer retirar uma dívida da Serasa, é necessário fazer contato com a empresa.

O processo não é complexo, entretanto, há a recomendação para ter em mãos os documentos necessários para comprovar o vencimento da dívida.

🔎 Caso a solicitação seja negada, o consumidor pode recorrer ao Procon ou à Justiça para garantir seus direitos.

Qual a vantagem de pagar uma dívida caducada?

Embora não seja obrigatório quitar dívidas prescritas, há algumas vantagens em fazer isso.

Ao regularizar uma dívida caducada, o consumidor pode reestabelecer relações com a instituição credora. Esta ação, por sua vez, tornar mais fácil obter novas linhas de crédito.

Além disso, muitas empresas oferecem descontos significativos em acordos para dívidas antigas, o que permite economizar dinheiro enquanto regulariza sua situação financeira.

Outro ponto positivo é que o pagamento mostra comprometimento com a organização a quem você devia, o que passa uma imagem positiva para análises futuras de crédito.


Quando a dívida caduca, o score aumenta?

O simples fato de uma dívida caducar não resulta no aumento automático do score de crédito.

Isso acontece porque o score é calculado com base no comportamento financeiro recente, como pagamentos em dia e utilização consciente de crédito.

Aliás, mesmo que você quite uma dívida, é possível que ela exerça influência negativa sobre a sua pontuação.

Por isso, para melhorar o score, você pode seguir alguns passos, como:

  • Manter um histórico de pagamentos regular;
  • Evitar atrasos em novas contas;
  • Atualizar seus dados cadastrais, como cadastro positivo.

Compartilhar dados no Open Finance também

E se você quer ver ainda mais dicas, te recomendamos ler: Entenda o que afeta seu score de crédito e aprenda a melhorar sua pontuação.

Quando começa o Feirão Serasa 2024?

Este evento, de fato, é uma das maiores oportunidades para consumidores negociarem suas dívidas com condições especiais.

❗ O Feirão Serasa, já começou e se encerra nesta sexta-feira (29) ❗

Durante esse período, diversas instituições parceiras trazem descontos incríveis, que podem chegar a até 99% do valor da dívida, o que varia conforme cada acordo.

Durante o Feirão, os consumidores podem acessar ofertas diretamente no site ou aplicativo ─ sem a necessidade de sair de casa.

É uma chance ideal para regularizar pendências e ainda melhorar sua reputação financeira no mercado.

Se você, entretanto, não está acreditando que consegue fazer uma negociação antes do dia 29, não precisa se preocupar, confira:

 Feirão do SPC: renegocie suas dívidas com até 99% de desconto hoje mesmo

O Feirão do SPC ainda está começando, e os brasileiros podem aproveitar até o dia 10 de dezembro! Não deixe de conferir e aproveitar essa segunda chance imperdível!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.