Brasileiros comemoram: Pix registra 250 milhões de operações em um único dia
Brasileiros comemoram: Pix registra 250 milhões de operações em um único dia.
O Pix bateu mais um recorde: na última sexta-feira, 06 de novembro, foram registradas mais de 250 milhões de transações.
E tudo isso em um único dia! Veja agora o que tal recorde significa para o mercado!
Pix bate recorde histórico
De acordo com atualização do Banco Central, na segunda-feira (9), o Pix bateu recorde histórico de transações em um único dia.
No dia 6 de dezembro, sexta-feira, foram 250,5 milhões de transações financeiras. Vale ressaltar que esse é o número de transações, e não de dinheiro.
O valor total é de R$ 124,3 bilhões, superando o recorde anterior de quase 240 milhões de transações.
O crescimento do Pix
O Pix vem registrando pleno crescimento enquanto acabou de completar quatro anos de existência.
Inclusive, o uso do dinheiro vivo vem caindo exponencialmente no país, favorecendo o crescimento do Pix como principal método de pagamento.
Segundo os números de 2023, o Pix foi responsável por quase 40% das transações financeiras, número que deve ser bem maior em 2024.
Novas medidas já implementadas pelo Banco Central
O Pix já ganhou algumas novas funcionalidades nas últimas atualizações do Banco Central.
O Pix Agendado Recorrente foi lançado em outubro, permitindo que pessoas paguem de forma recorrente valores iguais todos os meses.
Esse é um formato análogo ao débito recorrente, funcionando bem para contas gerais, como mensalidades, academias e outros formatos parecidos.
Também é uma boa alternativa para profissionais autônomos, recebendo como pessoa física ou jurídica, também com o cadastro no agendamento recorrente do Pix.
Nesse sentido, enquadram-se terapeutas, professores particulares e personal trainers, sendo muito importante para vários setores.
E o lançamento do Pix Automático?
O Pix Automático é uma das principais inovações do Banco Cenral, com a previsão inicial para o lançamento em outubro de 2024.
No entanto, o recurso foi adiado para o meio de junho de 2025, mais precisamente no dia 16 de junho.
Nesse sentido, o Pix automático poderá ser usado para pagar contas de água e luz, mensalidades de escolas e faculdades, academias, condôminios e até parcelamento de empréstimos.
Será diferente do agendado, com a possibilidade de estabelecer pagamentos, como faz o débito automático.
A visão é que o Pix Automático seja mais abrangente que o Pix Agendado Recorrente, procurando mais pessoas para esse tipo de serviço.
Quais os desafios para o Pix?
Apesar do crescimento recorde, o Pix também enfrenta seus desafios no mercado brasileiro, sobretudo quando o assunto é segurança.
Nesse sentido, o método de pagamento ainda sofre com golpes dos mais variados tipos, sendo mais do que necessário investir em novidades de segurança.
O BC promete o lançamento do novo mecanismo de devolução, visando resolver problemas como o próprio golpe do Pix errado, que vem fazendo muitas vítimas ao redor do país.
Além disso, há a expectativa de outras melhorias para o Pix, como o Pix por Aproximação e o pagamento offline, visando resolver os problemas com falta de internet para o dia a dia no Brasil.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.