Substitua sua carteira de trabalho antiga pela carteira digital, tudo GRÁTIS e fácil
Você sabia que pode substituir sua carteira de trabalho antiga por uma carteira digital de maneira gratuita? Desde 2019, a versão digital da carteira tem exatamente a mesma validade do documento impresso e pode ser utilizado em qualquer contexto.
Dessa maneira, você não terá nenhum custo para solicitar a carteira de trabalho digital e aposentar a antiga. E todo o processo pode ser feito diretamente pela internet e sem nenhum custo.
Além disso, é muito rápido e você poderá receber o documento com a versão digital da Carteira de Trabalho em poucos minutos. Para te ajudar, veja um resumo completo do processo e aprenda como fazê-lo.
Como obter a carteira de trabalho digital?
Em primeiro lugar, a Carteira Digital de Trabalho é entregue no fortmato de um documento on-line, o tradicional PDF como é conhecido na rede. Você pode transferir o arquivo no celular ou no computador, além de armazenar em pen drives e em outros dispositivos à sua escolha.
O novo documento é chamado de CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, veja como recebê-la pelos diferentes canais:
1. Obter a CDT pelo computador
Para obter a CDT pelo computador, em primeiro lugar, você precisará ter um usuário e senha no portal GOV.BR, o programa oficial on-line do Governo. Para criar o perfil, será preciso enviar a documentação e criar a senha.
Se você já tem usuário e senha na plataforma, acesse com as informações e selecione a opção de Carteira Digital de Trabalho, escolhendo ‘Solicitar’ para iniciar o processo. Após isso, selecione a opção ‘Quero me Cadastrar’.
Na sequência, você precisará enviar seus dados básicos, confirmando nome completo, endereço e número de CPF e de identidade. Após preencher todo o formulário, você receberá o documento online.
2. Obter a CDT pelo celular
O processo para o smartphone é bem parecido, e você deve baixar o app CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, nas lojas do iPhone ou do Android. Você poderá acessar o mesmo usuário do Portal GOV.BR e enviar a documentação.
Qual o custo da Carteira de Trabalho Digital?
Os trabalhadores brasileiros podem solicitar e receber a CDT, ou Carteira Digital de Trabalho, sem nenhum custo, sendo um documento totalmente gratuito.
Ainda pode retirar a Carteira de Trabalho impressa?
A CDT tem a mesma validade do documento antiga, e será aceita pelos empregadores em qualquer situação. Portanto, você não precisa tirar o documento impresso por motivos de força maior.
De acordo com o Governo Federal, apenas os trabalhadores de órgãos públicos e de organismos internacionais precisam da versão impressa da Carteira Digital, mas as outras carreiras não têm necessidade.
De toda maneira, você ainda pode tirar a carteira de trabalho convencional, diretamente em um órgão responsável do Governo. Vale ressaltar que o documento é fundamental para garantir os benefícios do INSS.
O que fazer com a carteira antiga?
Mesmo com a versão digital, você não deve se desfazer do documento impresso. O mais indicado, inclusive, é guardar em um local seguro e arejado para não dar problemas na grafia e no papel do documento.
Em relação à carteira digital, também é preciso tomar bastante cuidado com a segurança o PDF. De toda maneira, fica disponível no app que pode ser acessado em qualquer dispositivo.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.