ATENÇÃO MEI: Evite multas! Prazo para cadastrar o DET está definido
Você sabia que para evitar multas, o MEI tem um prazo definido para cadastrar o DET? E você precisa saber tudo para não perder a data e ficar em dia com a legislação.
De acordo com o Ministério, os representantes de MEI têm até o dia 1º de agosto para formalizarem o cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista, o DET, e você pode saber mais sobre o procedimento.
O que é o DET?
O Domicílio Eletrônico Trabalhista, ou simplesmente DET, é uma nova ferramenta voltada para o público de microempreendedores individuais (MEI).
Criado pelo Ministério do Trabalho (MTE), a ferramenta trata-se de uma interface digital para enviar documentações com mais eficiência.
Além disso, é um canal de comunicação mais direto com o microempreendedor. Por meio dele, você receber comunicados com maior confiança de autenticidade, sem precisar receber mensagens pelo endereço de e-mail.
Como cadastrar-se no DET?
Para fazer o cadastro no DET, você precisa entrar com o login e senha da conta GOV.BR. Para fazer a entrada, a conta precisa ter segurança prata ou ouro. Caso contrário, precisará fazer o login por certificado digital.
Após fazer o login, você pode concluir o cadastro, ainda com a possibilidade de fornecer um contato de terceiros para fazer o gerenciamento do DET, por meio de um Sistema de Procuração Eletrônica (SPE).
O objetivo é justamente oferecer mais comodidade e conforto para a gestão das questões legais relacionadas ao trabalho, conferindo mais automação e mais segurança para as transações financeiras.
E se eu não cumprir o prazo?
Em primeiro lugar, o DET é importante para a própria gestão geral da MEI, inclusive com um bom canal de comunicação diretamente com os órgãos governamentais.
Para além, o Ministério do Trabalho prevê multas que podem variar entre R$200 e até mais de R$2.000,00 para quem não fizer o cadastro no devido prazo estipulado pelo governo.
Portanto, é fundamental que o operador da MEI faça o cadastro dentro do prazo, visto que não leva muito tempo e pode ser feito totalmente pela internet.
Em caso de dúvidas, você também pode entrar em contato com o atendimento do GOV.BR, solicitando consultoria especializada também com algum profissional de contabilidade.
Mais dicas para sua MEI
Para fazer a gestão eficiente da sua MEI, além dos pagamentos das guias de recolhimentos mensais, há uma série de outros protocolos e dicas que você pode seguir.
Em primeiro lugar, separe as finanças pessoais da empresa, inclusive com contas apenas para o MEI, centralizando as transações financeiras com o seu CNPJ e não exatamente com o CPF.
Para isso, registre e controle todas as finanças, categorizando os tipos de gastos, inclusive com softwares de gestão. Outra boa dica é definir um pró-labore, ou seja, um salário fixo para si mesmo.
Crie um plano de negócios, com objetivos muito bem definidos, estratégias e metas tanto a curto quanto ao longo prazo. Além da motivação, você também terá métricas para verificar o crescimento.
Para não ter problemas, mantenha a documentação em dia, pagando os impostos e, se possível, contrate um contador para te auxiliar na gestão do dia a dia.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.