Consulta ao BPC: Meu INSS libera revisão; saiba todos os detalhes
A consulta ao BPC já pode ser feita pelo aplicativo ou site MEU INSS. Por meio dela, você vai saber se precisa ou não, fazer a revisão do seu benefício.
Afinal, a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um processo essencial que visa averiguar se os beneficiários ainda atendem aos critérios do programa.
Nos próximos minutos, explicaremos o que é o BPC, como fazer sua consulta, a importância do benefício, entre outros aspectos fundamentais relacionados ao benefício.
Consulta ao BPC: o que é o BPC?
Para quem não sabe, o BPC é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
Dessa forma, ele garante um salário mínimo às pessoas idosas com 65 anos ou mais e às pessoas com deficiência de qualquer idade.
No entanto, é necessário que estas pessoas comprovem a impossibilidade de prover a própria manutenção ou tê-la por sua família.
Como fazer a consulta ao BPC?
Antes de prosseguirmos com outras dúvidas, é necessário passar por esta questão que te trouxe até aqui. Portanto, você pode escolher onde quer fazer a consulta:
Então, selecione a janela “Revisão do BPC”. Agora insira o seu CPF e pronto.
A tela exibirá se você precisa ou não revisar o seu benefício. Caso seja necessário, busque o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mais próximo de sua casa.
Caso tenha maiores dúvidas, você pode ligar para a Central 135 e falar com um atendente do INSS.
Qual a importância do BPC?
Sem dúvida, hoje o BPC ocupa um lugar importante entre os programas brasileiros de assistência social.
Graças ao benefício, muitas pessoas que, devido à idade avançada ou a alguma deficiência, não têm condições de trabalhar e garantir renda, podem viver sob condições mais dignas.
Desse modo, cumpre seu papel contribuindo para a redução da pobreza e da desigualdade social, trazendo mais qualidade de vida para os seus beneficiários.
O que é a revisão do BPC?
A revisão do BPC é um processo que o INSS faz periodicamente para verificar se os beneficiários continuam atendendo aos critérios.
Em 2024, o INSS está fazendo um movimento de pente-fino, e o BPC, portanto, entrou no foco do órgão durante o mês de agosto.
A princípio, espera-se que mais de 1,25 milhão de pessoas passem pela revisão, sendo 505.018 beneficiários neste primeiro lote de convocações.
A importância do Cadastro Único (CadÚnico)
O CadÚnico é um registro que o governo usa para identificar e classificar famílias de baixa renda no Brasil.
Atualmente, ele é indispensável para a concessão e revisão do BPC. Aliás, beneficiários que não atualizam as informações no CadÚnico durante 48 meses, podem perder o benefício.
Isso porque, este cadastro tem informações detalhadas sobre a composição familiar e a situação socioeconômica de cada pessoa.
Assim, manter os dados do CadÚnico é vital para assegurar a continuidade do BPC e de outros benefícios sociais, como Bolsa Família.
Por fim, lembre-se que já é possível consultar se o seu benefício precisa ser revisado e em caso de dúvidas, não deixe de fazer contato com o INSS.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.