SAIBA AGORA o que você precisa levar ao CRAS para se inscrever no Bolsa Família!
SAIBA AGORA o que você precisa levar ao CRAS para se inscrever no Bolsa Família!
O cadastro no CRAS é o primeiro passo para receber o Bolsa Família, visto que trata-se da inscrição para um dos principais benefícios do governo; confira o que fazer!
Entenda o que é o CRAS!
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um posto do governo, localizado principalmente em áreas com alta vulnerabilidade social.
Isso porque o centro oferece uma variedade de serviços voltados para o fortalecimento das relações familiares e comunitárias.
Com um conhecimento detalhado da área que atende, o CRAS facilita a organização e coordenação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas públicas.
Isso garante que a população tenha acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social, tornando-se um ponto de referência importante tanto para a comunidade local quanto para os serviços especializados.
O CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Além disso, os cidadãos podem receber orientações sobre benefícios assistenciais e se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Para ter acesso ao Bolsa Família, o primeiro requisito é ter um rendimento máximo per capita de R$ 218.
Por isso, ao juntar todos os rendimentos da família e dividir pelo número de membros, o máximo para cada pessoa precisa ficar dentro do limite para ter acesso ao Bolsa Família.
Qual a relação do CRAS com o Bolsa Família?
O CRAS é o centro responsável por auxiliar o público na criação do cadastro no CadÚnico.
Por sua vez, o CadÚnico é o sistema do governo que concentra as informações sobre as famílias. Para liberar o benefício social, há a verificação nos dados.
Portanto, o CRAS auxilia as famílias a criarem o seu cadastro no CadÚnico, primeiro passo para ter acesso ao benefício.
O que levar para o CRAS?
A resposta vai depender da cidade e do estado. Por isso, antes de tudo, pesquise em sua cidade mais informações sobre o CRAS.
No geral, é até possível ir ao CRAS pedir a inclusão no CadÚnico sem fazer o agendamento. E em outros casos, poderá ser necessário fazer um agendamento.
Para criar o cadastro no CadÚnico, você precisará levar os seguintes documentos:
- Para o titular da família: RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho (se houver);
- Para todos os membros da família: RG, CPF, Certidão de Nascimento e de Casamento e Carteira de Trabalho.
Após realizar o primeiro cadastro no CRAS, o órgão terá, em média, até 90 dias para fazer uma verificação e liberar ou não o benefício.
Porém, dependendo do volume de inscrições, pode levar um tempo maior.
Precisa ir sempre no CRAS?
Na verdade, é importante manter o cadastro no CadÚnico sempre atualizado para conseguir os benefícios completos do governo.
Portanto, a partir de qualquer mudança da família, como novos membros ou mudança de emprego, é necessário ir ao CRAS para atualizar o seu cadastro.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.