Renegocie suas dívidas agora que o Desenrola Brasil acabou! Conheça as novas opções!

Já que o Desenrola Brasil acabou, veja como renegociar suas dívidas de outras formas!

Renegocie suas dívidas agora que o Desenrola Brasil acabou! Conheça as novas opções!
Foto: Brasileiro Trabalhador

O Desenrola Brasil foi um programa que ajudou os brasileiros a quitarem algumas dívidas, mas enquanto ele está congelado até a próxima edição, veja algumas opções para renegociar os seus débitos!

Renegocie com o Serasa Limpa Nome

O Serasa Limpa Nome é um recurso do próprio Serasa, como diz o nome, que tem a função de auxiliar a população a quitar dívidas em atraso.

De acordo com o Serasa, uma série de instituições e empresas do país trabalham com o órgão, oferecendo condições especiais com descontos exclusivos para pagar as contas.

Nesse sentido, você pode receber boas ofertas para economizar bastante com o pagamento de dívidas antigas.

É possível fazer todo o processo de renegociação diretamente pelo aplicativo, configurando os pagamentos por Pix, cartão de crédito ou boleto bancário.

Renegocie diretamente com o banco

Você pode entrar em contato com o banco ou a instituição financeira com a qual você tem a dívida.

É recomendável que você esteja preparado antes de iniciar essa conversa. Isso significa ter em mãos informações detalhadas sobre sua dívida, como o saldo devedor, as taxas de juros, o prazo de pagamento, e as parcelas em atraso.

Durante a negociação, você pode solicitar diferentes condições, como redução da taxa de juros, aumento do prazo de pagamento, desconto à vista ou carência para novos pagamentos.

Saiba que o objetivo é sanar a dívida para recuperar o seu crédito e ter mais possibilidades.

Portabilidade de crédito

Se as condições oferecidas pelo seu banco atual não forem favoráveis, você pode considerar a portabilidade de crédito.

Isso envolve transferir sua dívida para outra instituição financeira que ofereça melhores condições, como taxas de juros mais baixas ou prazos de pagamento mais alongados.

Essa medida pode ser eficiente para a consolidação de débitos, principalmente se a instituição escolhida oferecer esse tipo de serviço.

Consórcios e empréstimos consignados

Para algumas pessoas, utilizar consórcios ou empréstimos consignados pode ser uma alternativa para consolidar dívidas, especialmente se as novas condições forem mais vantajosas.

Porém, saiba que essa medida precisa de muita análise, principalmente porque você pode tentar recuperar uma dívida fazendo outra, o que não é o mais indicado.

De toda maneira, há empresas que fazem o serviço de empréstimo para outra dívida, ofertando condições melhores de pagamento.

Procure o Procon ou o Banco Central

Caso encontre dificuldades ou o banco se recuse a negociar, você pode buscar ajuda em órgãos como o Procon ou até registrar uma reclamação junto ao Banco Central.

Esses órgãos podem intervir em casos de abusos ou práticas inadequadas por parte das instituições financeiras.

Recupere a saúde financeira

Independentemente da forma escolhida para recuperar o crédito, é preciso investir em educação financeira para evitar problemas no futuro.

Nesse sentido, um passo importante é refazer as contas e entender bem o seu perfil de gasto e de rendimentos, principalmente para organizar a casa e ter mais oportunidades no futuro.

Ainda assim, imprevistos podem ocorrer e é preciso estar sempre atento!

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.