Minha Casa Minha Vida ajuda a impulsionar vendas de imóveis! Saiba como pedir o seu!
O Programa Minha Casa Minha Vida tem ajudado a aumentar as vendas de novos imóveis ao redor do país, veja como participar!
Um dos principais programas do país vem sendo responsável por aquecer a economia da indústria de construção civil; entenda mais sobre o tema!
MCMV impulsiona aumento de vendas!
O mercado imobiliário registrou um aumento de 17.9% das vendas de imóveis novos no país, de acordo com os registros de abril e junho de 2024.
Vale ressaltar que o comparativo foi feito com o mesmo período de 2023, representando um bom crescimento para a economia do país.
Segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, um dos principais responsáveis pelo crescimento do setor foi o programa Minha Casa Minha Vida, responsável por financiamentos de baixo custo no país.
De acordo com os dados, o programa teve um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Ao todo, foram mais de 97 mil vendas, um recorde desde o início da série histórica de 2016.
Mudanças no MCMV foram importantes para o mercado
Recentemente, o Minha Casa Minha Vida anunciou uma série de mudanças no programa, principalmente com a expansão das faixas 1 e 2 do MCMV.
Por si só , essa flexibilidade na renda vai permitir que mais gente se enquadre nas faixa de taxas menores, impulsionando o programa.
Inclusive, o FGTS, um dos responsáveis por financiar o projeto, já anunciou um aporte para mais de 20 bilhões de reais para o programa.
Junto disso, o principal objetivo do governo federal é justamente fomentar a indústria de construção civil no país.
Por isso, o programa está orientado a privilegiar a compra de imóveis novos em detrimento dos imóveis já construídos, justamente com o objetivo de aumentar a produção.
Novas regras para as faixas mais altas de renda
O MCMV anunciou uma apertada nas contas para o público da faixa 3, com rendimentos de até 8 mil reais.
Nos estados do Sul e Sudeste, é possível financiar apenas 50% do imóvel para essa faixa de rendimentos, visando exatamente melhorar as oportunidades para o público com rendimentos menores.
Como se inscrever para o Minha Casa Minha Vida?
O programa de habitação popular da Caixa tem seus critérios muito bem definidos, principalmente em função da renda.
Dessa maneira, o comprovativo de renda vai ser um dos documentos mais importantes para o envio, e você precisará dar bastante atenção a esse passo.
Além disso, você precisa escolher o imóvel, entendendo agora essa orientação do governo em privilegiar imóveis novos.
Dicas para se inscrever para o Minha Casa Minha Vida
Há alguns requisitos importantes para conseguir um financiamento do Minha Casa Minha Vida, como não ter um imóvel no próprio nome.
Além das comprovações de renda, você não pode comprometer uma fatia muito grande da renda mensal, fazendo uma certa equivalência do valor do imóvel com suas possibilidades de crédito.
Você também precisa saber que não é possível alugar logo de começo, além de também não poder vender o imóvel antes da quitação das parcelas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.