Levantamento PREOCUPANTE sobre MEI: veja como alavancar os negócios
Veja um levantamento PREOCUPANTE sobre MEI: veja como alavancar os negócios!
Um relatório recente sobre o panorama das MEIs no Brasil trouxe dados para ficar de olho em relação às microempresas no Brasil; confira!
IBGE divulga dados preocupantes sobre os MEIs
O IBGE trouxe um levantamento sobre o cenário dos MEIs no Brasil. Os dados de 2022 indicaram que cerca de um terço dos CPFs estavam inscrito no CadÚnico.
Por sua vez, o cadastro é responsável pela distribuição dos benefícios sociais do governo, sobretudo para as famílias de baixa renda, como o próprio Bolsa Família.
Isso quer dizer que, cerca de 30% dos MEIs apresentavam rendimentos inferiores a meio salário mínimo, regra principal para o CadÚnico.
Outros dados sobre os MEIs
Em alguns estados, o número foi ainda maior. De acordo com o IBGE, menos de 1% dos MEIs tinham funcionário registrado.
Dessa maneira, a maior parte das microempresas atuam na prestação de serviços, principalmente motivada pela perda de emprego formal.
E por que é preocupante?
Por mais que os dados tenham mais de um ano, é o levantamento mais recente para entender o cenário no Brasil.
Isso significa que muitos dos proprietários de uma conta MEI não conseguem necessariamente tirar o próprio sustento da empresa.
Assim, abrir uma MEI e realmente entrar no mercado de trabalho são processos bem diferentes, pelo menos segundo os dados.
Dicas para melhorar os rendimentos com a MEI
Veja algumas dicas que podem te ajudar:
1. Procure por crédito e financiamento
O governo ou até mesmo entidades financeiras oferecem opções de crédito para MEIs, visando ampliar as possibilidades dos pequenos negócios.
Entenda que esse tipo de dinheiro não é uma renda extra, mas sim uma forma de tirar do papel uma boa ideia, por isso, o importante é saber usar com responsabilidade.
2. Tenha planos e metas
Muita gente abre um cadastro MEI para prestar um serviço específico ou simplesmente para ter a possibilidade.
Em uma realidade econômica difícil, acaba sendo sim uma boa saída para o público, valendo a pena em casos de necessidade.
Porém, se você tem uma ideia de negócios, é preciso construir planos e traçar metas, principalmente para conseguir alavancar.
3. Conheça a legislação
Entenda como o MEI não serve apenas para ter uma opção para prestar serviço, pesquisando mais sobre a legislação.
A partir disso, você poderá conhecer bem os seus direitos e deveres, enquadrando tudo o que você faz para ter os melhores resultados com o cadastro.
Em caso de dúvidas, você pode procurar consultorias especializadas para te ajudar a saber exatamente os rumos que tomar.
4. Procure se especializar
Uma dica importante é buscar cursos sobre empreendedorismo e assuntos relacionados às empresas, o que vai te ajudar bastante a alavancar os negócios.
De fato, fazer uma empresa prosperar, ainda que micro, não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, os estudos vão te ajudar bastante a ter mais sucesso na hora de manter a sua empresa.
Por isso, procure cursos de formação, orientação e workshops para aprender mais sobre as temáticas.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.