Recadastramento INSS 2023: Como Fazer, Regras e Vantagens

Tadeu Castro

28 de setembro de 2022

Se você é beneficiário do INSS e precisa saber sobre o recadastramento INSS 2023, aqui é o seu lugar. Trouxemos detalhes sobre documentação, assim como vantagens e como fazer o recadastramento INSS 2023. Continue acompanhando e saiba detalhes abaixo.

Recadastramento INSS 2023

Recadastramento INSS 2023

Quem precisa fazer o recadastramento do INSS?

Antes de mais nada, todos os beneficiários do INSS, aposentados e pensionistas precisam fazer o recadastramento do Instituto Nacional do Seguro Social.

Também chamado de prova de vida, o recadastramento tem a principal função de comprovar que o indivíduo está vivo e portanto ainda está cadastrado junto ao sistema do órgão.

Se você é beneficiário do INSS, possui conta corrente, poupança ou cartão magnético precisa realizar a prova de vida na data estabelecida sob pena de ter o benefício bloqueado ou suspenso.

Se você tem dúvida a respeito do local em que deve realizar o recadastramento, saiba que é necessário fazer atualização cadastral na agência em que você seja correntista.

✓ Saiba mais:

Imagem: Extra

Contudo, o período para o recadastramento depende de cada segurado, já que, na maioria das vezes, é realizado no mês de aniversário do aposentado ou pensionista.

Veja a seguir mais informações e saiba quais são os documentos necessários para o recadastramento INSS 2023.

Para que serve o recadastramento?

Antes de tudo, como mencionado acima, o recadastramento também pode ser chamado de prova de vida e é uma atualização do cadastro junto à Previdência Social.

É importante destacar que no ato da atualização, será exigido documento de identificação com foto e CPF.

Caso você esteja impossibilitado de comparecer alguma agência por motivo de doença ou de ausência locomotiva, o procedimento poderá ser realizado por terceiros desde que seja apresentado uma procuração.

Caso contrário, poderá ser realizado uma agendamento de visita técnica. O procedimento deverá ser solicitado junto à divisão de pagamento de aposentados e pensionistas.

É importante lembrar também que a procuração deve estar inserida no prazo mínimo de 6 meses.

Imagem: Portal Anasps

A prova de vida pode ser feita de forma online ou presencial através das Agências da Caixa Econômica Federal Banco do Brasil ou na instituição financeira no qual você receber o seu benefício.

Vale lembrar que o recadastramento por menores de 18 anos precisam ser acompanhados pelos pais ou detentor familiar.

✓ Descubra também:

Neste caso, além de documento de identificação pessoal do segurado será necessário apresentar um documento de identificação com foto.

Desse modo, é importante também apresentar  CPF dos pais ou daquela pessoa que possui a guarda da criança ou adolescente, além de certidão de nascimento e CPF. Veja como fazer o recadastramento INSS 2023.


Como fazer o recadastramento pelo aplicativo Meu INSS?

A prova de vida pela internet pode ser feita através do Portal do Governo Federal. Você pode realizar o procedimento através do celular ou tablet com câmera frontal e acesso à internet.

No momento do recadastramento, você deve ter instalado em seu aparelho os aplicativos do meu INSS do Governo Federal. Sendo assim sigo passo a passo abaixo:

Imagem: Meu INSS

  • Autorize o procedimento;
  • Permita o uso da câmera;
  • Siga que Serão explicados na tela;
  • Faça a validação das informações;
  • Tire a foto no local indicado.
  • Envie todos os dados.

Por fim, para mais detalhes sobre o recadastramento INSS e informações a respeito da prova de vida continue acompanhando este site.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.