Vale a pena investir em Previdência Privada? Veja análise

Será que vale a pena investir em Previdência Privada? Veja análise!

Vale a pena investir em Previdência Privada? Veja análise
Foto: Criação BT

A Previdência Privada é um serviço financeiro muito popular no Brasil, principalmente como alternativa ao benefício do INSS, mas será que funciona mesmo?

O que é a Previdência Privada?

Em primeiro lugar, a Previdência Privada é um formato de investimento com o objetivo de guardar dinheiro para ter um rendimento futuro.

Por isso, como o próprio nome diz, trata-se de uma aposentadoria paga, uma opção diferente ao INSS. Nesse sentido, a própria aposentadoria também é um investimento, visto que o contribuinte tem valores recolhidos mensalmente.

De toda maneira, a Previdência Privada é uma contratação feita pelos próprios trabalhadores, diretamente com as instituições financeiras.

Quais os tipos de Previdências Privadas?

O conexto brasileiro apresenta diferentes tipos de previdência, como o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), com diferentes tipos de recolhimento de impostos de renda.

Por sua vez, o PGBL é indicado para quem também paga o INSSe ambos podem ter a contribuição de acordo com a escolha e o planejamento de cada pessoa.

Quais os benefícios da Previdência Privada?

De acordo com especialistas, é possível contar com uma alíquota de 10% do IR com a Previdência Privada, frente aos 15% de outros investimentos.

Além disso, a Previdência Privada tem um bom impacto na sucessão, visto que os herdeiros receberão de uma maneira mais fácil e menos onerosa em comparação com outros investimentos.

Nesse sentido, a facilitação fiscal é importante para o investimento. Além disso, os planos de previdência são bastante flexíveis, com variação de anos e de diversificação dos investimentos de acordo com diferentes possibilidades.

E os pontos negativos?

Por sua vez, a Previdência Privada também tem suas partes negativas, indicadas por boa parte dos analistas financeiros.

Nesse sentido, as taxas de carregamento podem ser altas, enquanto a liquidez pode ser baixa, não valendo muito a pena principalmente em planos mais curtos.

Além disso, um fator importante para a previdência é ter bastante disciplina justamente para manter o investimento a longo prazo, visto que você terá que guardar o dinheiro sem tirar por um bom tempo.

Quais as alternativas para a Previdência Privada?

Os analistas de investimentos salientam que há outras possibilidades de investimentos frente à Previdência Privada.

Nesse sentido, fundos imobiliários, renda fixa, CDB e Tesouro Direto são bastante vantajosos, podendo apresentar rendimentos melhores em passivos em comparação com a Previdência. 

Porém, a questão é que o investimento pode ser mais difícil, pedindo maior compreensão e conhecimento.

Vale a pena pagar uma Previdência Privada?

Em primeiro lugar, a previdência privada é um serviço já conhecido e realmente direcionado para a aposentadoria, o que pode funcionar bem para quem precisa disso.

Por outro lado, os investimentos podem trazer rendimentos maiores, mas não têm sempre a facilidade da previdência.

Por isso, antes de fazer qualquer investimento, é preciso colocar na ponta do lápis e fazer as contas, verificando o que se encaixa melhor às necessidades e às condições de cada caso.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.