CNIS INSS 2023: Como Tirar e Consultar meu Extrato CNIS?

Tadeu Castro

23 de fevereiro de 2022

O CNIS INSS 2023 é um documento muito importante e esclarecedor. Mesmo assim, muitas pessoas têm dúvidas a respeito do procedimento, de como acessar ou como realizar a consulta do CNIS INSS 2023. Veja mais detalhes abaixo. Acompanhe.

CNIS INSS 2023

Fonte: Portal INSS

O que é CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais, também conhecido como CNIS, é um documento de extrema importância para as pessoas que desejam se aposentar.

Por meio deste documento, os futuros aposentados podem ter acesso às informações previdenciárias e toda a vida laboral assim como esclarecimentos sobre contribuições e vínculos empregatícios.

Também chamado de banco de dados, o CNIS foi criado no final dos anos 80 e constam informações importantes principalmente no que se refere aos anos 70, 80 e 90.

Sabe-se que depois dos anos 90, os contratos de trabalho assim como as carteiras podem comprovar as atividades laborais e serem métodos informativos e utilizados para dar início à aposentadoria.

Veja a seguir mais detalhes e saiba como tirar o CNIS INSS 2023.

✓ Confira também estes temas que são muito buscados na internet:

CNIS INSS 2023

Imagem: Pexels


O que consta no CNIS INSS 2023?

No documento CNIS constam informações sobre as atividades laborais realizadas depois do ano de 1976, assim como recolhimentos contribuições e o valor das remunerações depois dos anos 90.

Além disso, o tempo de contribuição, carência e período em que o trabalhador recebeu auxílios previdenciários e foi assistido pelo INSS e a data de inserção à Previdência Social também são alguns dos esclarecimentos explícitos no CNIS.

É importante ter acesso ao documento e realizar a leitura correta a fim de evitar infelicidades posteriores.

Como este é um documento importante para entrada da aposentadoria, caso as informações inseridas no CNIS estejam incorretas, o beneficiário pode sofrer atrasos ou a impossibilidade de realizar a solicitação da aposentadoria. Sendo assim, a primeira dica é verificar todos os vínculos empregatícios e todas as atividades laborais realizadas.

✓ Conheça também esses dois tipos de aposentadoria:

CNIS INSS 2023

Imagem: Portal Acna Advogados

O segundo passo é identificar todas as remunerações recebidas. A terceira dica é acessar alguma unidade do INSS e pedir para que haja uma atualização do extrato. Nesse caso, informações sobre reclamações trabalhistas e se houver alguma sentença judicial serão esclarecidas neste momento.

Outra dica válida é verificar se o beneficiário faz o cadastro de dois CNIS. Entre os principais motivos que possam acontecer este erro, está no que se refere à mudança trabalhista, ou seja, quando um contribuinte passa de empregado para empregador ou autônomo.

Para resolver este problema é necessário realizar uma atualização que pode ser feita junto ao portal meu INSS. Saiba como ter acesso ao CNIS INSS 2023.


Como tirar o CNIS INSS 2023?

O extrato da contribuição pode ser solicitado através da internet sem a necessidade dirigir a unidade da Previdência Social. De forma fácil o documento pode ser conseguido através do passo a passo a seguir:

Imagem: Portal INSS

  •  Vá para a aba de buscas e escreva o nome do serviço;
  •  Clique em download para ter acesso às informações.

É necessário dar o número do CPF e realizar o login para ter acesso às informações. Por meio do site do Meu INSS também é possível a realização do procedimento.

Os contribuintes que desejarem informações sobre o extrato previdenciário também podem ligar para o 135. O acesso assim como a consulta do documento pode ser realizada quantas vezes for necessário.

O download pode ser feito apenas pelo beneficiário que tem em mãos as informações. Para mais detalhes sobre o CNIS INSS 2023,  continue acompanhando este portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.