Será que posso pegar remédio com o Farmácia Popular? Confira!
Veja agora: será que posso pegar remédio com o Farmácia Popular? Confira!
Um dos principais programas do governo federal ainda gera muitas dúvidas na população; será que é possível solicitar os remédios sem estar em algum grupo do CadÚnico? Confira!
Quem pode participar do Farmácia Popular?
O Farmácia Popular é um benefício para todos os cidadãos brasileiros, não apresentando um corte de renda como benefícios sociais do governo.
Isso porque trata-se de um acordo do governo para descontos em remédios no geral, válido para quem tem a necessidade de comprar remédios para determinadas doenças.
De toda maneira, o cidadão até pode optar por comprar outras marcas com o preço cheio, mas todo brasileiro pode usar o Farmácia Popular, independentemente da renda.
Quais as doenças cobertas pelo Farmácia Popular?
O benefício da Farmácia Popular é válido para as seguintes doenças:
- Asma, Diabetes, Hipertensão, Osteoporose, Displidemia, Glaucoma, Rinite e Doença de Parkinson.
Além disso, o programa oferece remédios para anticoncepção, fraldas geriátricas e absorventes para a dignidade menstrual.
Como comprar remédio pelo Farmácia Popular?
Para comprar os remédios, vá até uma farmácia que conta com a logo da Farmácia Popular, tratando-se de um estabelecimento autorizado para as vendas.
É preciso levar documento de identidade e CPF, junto da receita para o remédio válida no prazo.
Você também pode comprar remédio para pessoas incapacitadas de sair de casa, desde que leve todos os documentos.
Quais os remédios oferecidos pelo Farmácia Popular?
Veja a lista de remédios oferecidos pelo programa:
- Asma: Brometo de ipratrópio 0,02 mg; Brometo de ipratrópio 0,25 mg/mL; Dipropionato de beclometasona 200 mcg/ cápsula inalatória; Dipropionato de beclometasona 200 mcg/ dose – inalador com contador de dose; Dipropionato de beclometasona 50 mcg; Dipropionato de beclometasona 250 mcg; Sulfato de salbutamol 5 mg; Sulfato de salbutamol 100 mcg.
- Diabetes: Cloridrato de metformina 500mg; Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada; Cloridrato de metformina 850mg; Glibenclamida 5mg; Insulina humana regular 100ui/ml; Insulina humana 100ui/ml.
- Hipertensão: Atenolol 25mg; Besilato de anlodipino 5 mg; Captopril 25mg; Cloridrato de propranolol 40mg; Hidroclorotiazida 25mg; Losartana potássica 50mg; Maleato de enalapril 10mg; Espironolactona 25 mg; Furosemida 40 mg; Succinato de metoprolol 25 mg.
- Osteoporose: Alendronato de sódio 70mg.
- Anticoncepção: Acetato de medroxiprogesterona 150mg; Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg; Noretisterona 0,35mg; Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg.
- Displidemia: Sinvastatina 10mg, 20mg e 40mg.
- Doença de Parkinson: Carbidopa 25mg + levodopa 250mg e Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg.
- Glaucoma: Maleato de timolol 2,5mg e 5mg.
- Rinite: Budesonida 32mcg; Budesonida 50mcg; Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose.
Vale ressaltar que os remédios acima são distribuídos de graça e sem custos.
O Farmácia Popular ainda conta com copagamento para Diabetes Mellitus com a Doença Cardiovascular, além de fralda geriátrica para incontinência urinária.
O programa do governo é bastante importante para o acesso à saúde pública no Brasil, sendo extendido para todo e qualquer cidadão brasileiro, desde que precise do remédio.
Isso porque não conta com cortes de renda, como o Bolsa Família e outros programas federais para o público.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.