PIX no celular vai mudar! Banco Central anuncia novas regras

Você já viu que o PIX no celular vai mudar? Se ainda não te contaram, hoje trouxemos todos os detalhes sobre esta novidade para você.

A atualização parte do próprio Banco Central (BC), que tem notado a crescente de ataques digitais a clientes de diferentes dados.

A mudança, sobretudo, vai ocorrer no limite dos valores de transferências via PIX.

Também há mudanças previstas para chegar em 2025, como o PIX por aproximação e o PIX automático.


PIX no celular vai mudar e promete ficar mais seguro

A tecnologia do PIX, desde que foi apresentada, transformou a forma como os brasileiros lidam com o dinheiro, afinal, ficou muito menos burocrático.

Mas ainda estamos vendo uma tecnologia que acabou de nascer e podemos esperar atualizações periódicas nos próximos anos.

Uma dessas mudanças, entra em vigor no dia 1º de novembro e altera alguns parâmetros visando tonar a tecnologia mais segura.

Uma pessoa segurando o aplicativo do PIX em seu smartphone após ver que o PIX no celular vai mudar
Imagem: Reprodução

Basicamente, os limites para transações em Pix serão limitados em aparelhos que não têm registro prévio no banco.

Desse modo, o valor é de R$ 200 para cada transação, e por dia, nestas mesmas condições, há um limite de R$ 1000.

Então, muita atenção nos próximos meses para não correr o risco de sofrer com estas limitações.

Os bancos também deverão anunciar algumas mudanças para efetuar o registro do dispositivo. Esta é uma das medidas do BC para limitar a ação de golpistas.


O que é o PIX automática?

O PIX automático é uma das mudanças previstas para 2025, mais precisamente, em junho.

Trata-se, portanto, de um sistema que facilitará o pagamento e transferências que são feitas de forma recorrente, principalmente por instituições, como:

  • Portais de notícias;
  • Planos de saúde;
  • Serviços de streaming;
  • Escolas;
  • Faculdades
  • Academias.

Esta é uma via para facilitar o pagamento e pode baratear o processo para organizações que hoje utilizam a estrutura do PIX para fazer o débito em conta. Segundo o BC:

“Mediante autorização prévia, dada no ambiente seguro da conta pelo próprio dispositivo de acesso (celular ou computador), o usuário permitirá os débitos periódicos de forma automática, sem a necessidade de autenticação a cada transação.

Já para o usuário recebedor, o Pix Automático tem o potencial de aumentar a eficiência, diminuir os custos dos procedimentos de cobrança e reduzir a inadimplência”.

De fato, esta implementação pode facilitar a vida de pessoas que já usam o sistema hoje para fazer pagamentos repetidos todos os meses ou precisam de um cartão de crédito para fazer esta função.


Pix por aproximação

Com previsão para ficar disponível em fevereiro de 2025, esta é outra mudança que proporcionará ainda mais agilidade no uso do PIX.

Acompanhando a tecnologia NFC e o molde das Wallets implementadas em smartphones, o PIX por aproximação te permitirá pagar contas com o PIX sem precisar abrir o aplicativo do seu banco.

Dessa forma, os pagamentos em estabelecimentos podem ficar ainda mais práticos, o que é a proposta da tecnologia PIX desde a sua criação.

Quer acompanhar mais novidades interessantes como esta? Então, não perca as atualizações que trazemos diariamente aqui no Brasileiro Trabalhador!

 

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.