Brasileiros descobrem como acumular BPC com outro benefício federal! Veja como solicitar
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) está entre os benefícios assistenciais mais conhecidos no país. Contemplando milhões, ele garante uma renda mínima para pessoas em situação de vulnerabilidade com perfis específicos.
Mas você sabe como acumular BPC com outros benefícios? Essa é uma informação que passa despercebida por muita gente, causando dúvidas e incertezas.
O BPC é um programa do Governo Federal destinado a pagar um benefício mensal no valor de um salário mínimo para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Regulamentado pela LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), seu objetivo é garantir uma renda mínima para pessoas que comprovem não possuir outros meios de se manter.
No caso, para ter direito é preciso que a renda per capita familiar da pessoa seja de no máximo 1/4 do salário mínimo por mês.
Além disso, podem participar idosos a partir dos 65 anos e pessoas com deficiência, desde que a deficiência seja de longo prazo. As pessoas também precisam estar devidamente inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).
O grande problema do BPC é que uma vez que uma pessoa passa a receber, o valor começa a constar na sua renda familiar.
Com isso, grupos menores automaticamente perdem o direito de participar de outros programas assistenciais que possuem restrição de renda.
Como acumular BPC com o Bolsa Família
Entretanto, existem alguns benefícios e programas do governo que as pessoas podem receber mesmo recebendo o Benefício de Prestação Continuada.
O principal deles é o Bolsa Família, que é possível acumular com o BPC desde que a pessoa cumpra com os requisitos para os dois.
Ou seja, para começar a receber o Bolsa Família o beneficiário do BPC precisa apenas ter uma renda familiar mensal por pessoa de no máximo R$218 e estar devidamente inscrito no CadÚnico.
Caso seja contemplada, além do BPC, a pessoa passa a receber o valor mensal de no mínimo R$600, que pode aumentar consideravelmente dependendo de quem faz parte do grupo familiar.
Além disso, quem recebe o Bolsa Família também pode acabar recebendo o Auxílio-gás, um benefício extra no valor de um botijão de gás que algumas pessoas ganham a cada dois meses.
Beneficiários do BPC também têm direito à Tarifa Social
Além dos dois benefícios mencionados acima, quem recebe o BPC também pode acumular com a Tarifa Social.
Para quem não conhece, esse é um desconto na conta de luz que pode chegar a até 65% do total do boleto, dependendo do consumo mensal da casa.
Pelas regras, para ser incluído a pessoa não precisa fazer praticamente nada. Basta que a conta de luz esteja no nome do beneficiário do BPC e a concessionária começa a dar o desconto automaticamente.
Como solicitar o BPC
Quem cumprir com os requisitos pode solicitar o BPC utilizando a plataforma digital do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Meu INSS.
Para isso, basta acessar este site, fazer login e pesquisar por “BPC” na barra de pesquisa. Após clicar na opção “Benefícios Assistenciais (BPC)”, a pessoa só precisa clicar na opção correta para a sua situação e seguir as instruções.
Documentos necessários
Para finalizar o pedido, a pessoa interessada precisa anexar uma série de documento, incluindo:
- Documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, etc.);
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho;
- Comprovante de renda da família.
Em caso de pessoa com deficiência, também será preciso comprovação via laudo médico.
Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!