FGTS atrasado? Veja como cobrar pagamentos da empresa
Está com o saldo do FGTS atrasado? Então veja como cobrar os pagamentos da empresa!
É comum que muitas empresas falhem em depositar o saldo do FGTS na conta do trabalhador, veja como identificar a ausência do pagamento e saiba como cobrá-lo!
Mais de 200 mil empresas atrasaram o pagamento do FGTS
De acordo com o IFGT, Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador), cerca de 215 mil empresas não estão depositando corretamente os valores do FGTS de seus funcionários.
Segundo o levantamento do Instituto, as empresas acumulam quase R$ 46 bilhões em dívidas inscritas na União.
As projeções são de que ao menos 5 milhões de pessoas podem estar com o saldo do FGTS abaixo do que têm direito pela Lei.
Como saber o saldo do FGTS?
Atualmente, você pode consultar o saldo do FGTS pelos canais digitais do Fundo, sem precisar sair de casa para verificar o seu status.
Para isso, acesse o site ou baixe o aplicativo do FGTS, inserindo dados de usuário e senha do Portal GOV.BR para fazer o cadastro e entrar na plataforma.
Diretamente pelo site ou pelo app, você pode conferir todos os últimos depósitos realizados em sua conta, bem como o saldo total.
Para fazer a checagem, você deve conferir com a descrição da sua folha de pagamento. E caso faltem meses ou os valores estejam abaixo, você pode ir atrás dos seus direitos.
O que fazer se o pagamento não estiver correto?
Em primeiro lugar, se o empregado tiver uma boa relação com a empresa, pode fazer o contato direto com o RH.
Nesse sentido, procure os responsáveis pela questão e pergunte. Em muitos casos, pode ser erro dentro da empresa ou algo temporário por conta de crise ou atrasos desse tipo.
Por isso, é possível resolver a questão sobre o FGTS internamente e de maneira mais amigável.
Como entrar na Justiça?
Se não for possível resolver a questão internamente, você tem a opção de entrar na Justiça para conseguir os seus direitos.
O Fundo de Garantia é uma contribuição muito importante para a população, regida pela LEI Nº 8.036, de 1990, prevendo os devidos depósitos todos os meses.
Para buscar auxílio judicial, o trabalhador pode buscar instituições como:
- Delegacia Regional do Trabalho
- Sindicato da categoria de trabalho à qual pertence
- Superintendência Regional do Trabalho
- Ministério Público do Trabalho
Em qualquer uma dessas esferas, você pode entrar ajuda para dar início ao seu processo e fazer uma denúncia.
Por sua vez, o portal GOV.BR oferece um canal para denúncias trabalhistas, em que você pode levar a questão da mesma maneira.
Nesse sentido, antes de tudo, é importante que você recolha toda a documentação, com as suas folhas de pagamento e os comprovantes dos depósitos.
Qual a importância do FGTS?
O FGTS é uma espécie de “poupança” para o trabalhador brasileiro, reunindo contribuições mensais.
Nesse sentido, é um dinheiro para ajudar em diferentes situações na vida, principalmente quando você é demitido do trabalho.
Além disso, você também pode utilizar o FGTS para pagar o financiamento de sua casa própria, principalmente em programas como o Minha Casa Minha Vida.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.