Agendar perícia do INSS no Atestemed: passo a passo
Veja agora: como agendar perícia do INSS no Atestmed? Veja o passo a passo!
O INSS mudou a forma de acesso ao auxílio-doença, um dos principais benefícios no cenário brasileiro, oferecendo agora o Atestmed, plataforma digital.
Por isso, veja um passo a passo para agendar sua perícia pelo Atestmed!
O que é o Atestmed?
O Ministério da Previdência planeja uma série de mudanças no auxílio-doença, também chamado de benefício por incapacidade temporária.
O Atestmed é uma plataforma desenvolvida para receber as solicitações dos trabalhadores e eliminar a necessidade de perícia médica presencial.
Atualmente, você pode solicitar o auxílio doença digitalmente, reunindo todas as informações dos cidadãos.
Como usar o Atestmed?
Os segurados do INSS já podem usar o Atestmed para benefícios por incapacidade temporária, o que antigamente era chamado de auxílio-doença.
Para solicitar a documentação, em primeiro lugar, solicite o documento na Central de Atendimento 135.
A partir disso, você terá até cinco dias corridos para apresentar as documentações necessárias em uma Agência da Previdência Social ou pelo aplicativo Meu INSS.
Para fazer o login no app Meu INSS, você precisa informar dados de usuário e senha na plataforma.
É somente dessa maneira que você pode fazer a devida comprovação do Atestmed, sistema que facilita o acesso ao auxílio-doença.
Quais os documentos para o Atestmed?
Após solicitar o Atestmed pela Central de Atendimento, você precisa enviar os seguintes documentos:
- Atestado Médico ou Odontológico
- Cópia do documento original com foto
- Requerimento preenchido
Por sua vez, o documento preenchido precisa ter as seguintes informações:
- Nome completo do segurado
- Data de emissão dos atestados médicos
- Diagnóstico por extenso de acordo com o CID
- Assinatura do profissional de saúde, tanto eletrônica quanto física
- Identificação do profissional emitente, inclusive com o registro do Conselho de Classe
- Data de início do afastamento
- Prazo estimado necessário, geralmente em dias
Só após o envio da documentação no app Meu INSS ou na Agência da Previdência, será analisado o processo do Atestmed.
Em caso de inconsistências na documentação apresentada para o Atestmed, o INSS pode negar o benefício para o público, bem como buscar uma perícia médica presencial para analisar a situação.
Com as mudanças nos próximos anos, o auxílio-doença vai entrar em análise e em rota de discussão do poder público, mas ainda sem definições maiores do que isso.
Governo fará mudanças no auxílio-doença!
Um dos grandes benefícios do governo para os próximos tempos é reformar o auxílio-doença, agora benefício por incapacidade temporária.
Nesse sentido, o principal objetivo é categorizar os trabalhadores, tanto em ordem de gravidade da doença quanto em formato de trabalho.
O prazo sem perícia médica poderá ser reduzido para 30 ou 60 dias, com maior tempo para os desempregados e autônomos, e menor tempo para os trabalhadores com carteira assinada.
Ao longo dos últimos anos, houve um grande aumento dos pedidos de auxílio-doença, e o governo agora estuda pentes-finos no sistema.
Por isso, o governo vai diferenciar as pessoas em doenças perenes e doenças mais rápidas, configurando melhor o tempo de afastamento em cada situação.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.