As 5 profissões de nível médio mais bem pagas do Brasil hoje: precisando de mão de obra

Veja agora as profissões de nível médio mais bem pagas do Brasil hoje e que estão precisando de mão de obra!

As 5 profissões de nível médio mais bem pagas do Brasil hoje: precisando de mão de obra
Foto: Edição BT

O nível médio de escolaridade pode ser o suficiente para conquistar um bom emprego e conseguir estabilidade financeira; confira 5 profissões em alta!

1. Vendedor

A profissão de vendedor é muito valorizada em qualquer lugar, afinal, é o operador que traz grandes resultados para as empresas.

Nesse sentido, toda e qualquer marca precisa de bons vendedores, justamente os profissionais que estarão em contato na linha de frente para levar o produto para frente.

No geral, o nível do Ensino Médio já dá um bom currículo para buscar vagas de emprego como vendedor.

Para se destacar, é possível fazer cursos e treinar a sua capacidade de falar com as pessoas, além de aprender a se adaptar bem aos mais variados tipos de produtos.

A vantagem da profissão de vendedor é que, além do salário, é possível ganhar mais com comissões, o que cresce bastante quando você domina a profissão.

2. Cuidador de animais

O mundo pet tem crescido cada vez mais. De acordo com dados de 2023, o Brasil já é o terceiro país com maior faturamente no mercado pet. 

Nesse sentido, abre-se a oportunidade de conquistar vagas ao redor do país, sobretudo para trabalhar como cuidador de animais.

Normalmente, as empresas contam com médicos veterinários, mas também contratam cuidadores para trabalharem nas mais diferentes funções.

Para melhorar na profissão, é possível fazer cursos especializados, sem a necessidade de uma formação universitária.

3. Técnico eletricista

A profissão de eletricista e outras semelhantes, como ficou conhecido como “Pereirão” no Brasil, também tem bastante procura.

Nesse sentido, é possível encontrar boas oportunidades de emprego, inclusive ao abrir o próprio negócio.

Além do Ensino Médio, você poderá investir em formações técnicas como eletricista, desenvolvendo também uma série de outras habilidades para te ajudar no dia a dia do trabalho.

Ao montar um perfil mais completo, você consegue auxiliar em diferente setores em uma casa, estabelecendo um serviço mais completo que irá atrair os clientes. 

4. Profissional de marketing

A internet deu muitas oportunidades de trabalho, dinamizando o acesso à produção, apenas com o uso do computador.

Assim, o mundo do marketing digital ainda continua com bons acessos. Apesar de não ser como muitos vendedores de cursos prometem, o mercado do marketing online realmente conta com boas oportunidades.

Nesse sentido, vale a pena aprender sobre diferentes temas, como produção de textos e de anúncios digitais.

A faculdade de Comunicação ajuda bastante, mas não é estritamente necessária, principalmente se você conseguir aprender por conta própria.

5. Servidor público

O universo dos concursos públicos conta com muita oferta de oportunidades de emprego para nível médio, ofertando salários muito bons, além da estabilidade de um serviço público.

Dessa maneira, vale a pena entender o calendário anual dos concursos públicos disponíveis, estudando bastante para conquistar a vaga tão sonhada.

O mais indicado é que você foque em determinadas provas, mas é bem possível estudar para diversos processos seletivos ao mesmo tempo.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.