5 melhores cidades para arrumar um emprego e viver com menos de 1 salário mínimo
Descobre quais são as 5 melhores cidades para arrumar um emprego e viver com menos de 1 salário mínimo.
Afinal, não é segredo para ninguém que oportunidade de emprego e uma moradia de qualidade, são dois pontos que atraem muitos brasileiros.
Sem dúvida, você vai se surpreender antes mesmo de chegar ao final da sua leitura.
5 melhores cidades para arrumar um emprego e viver com menos de 1 salário mínimo
O Brasil é um território que do Norte ao Sul oferece diferentes climas, oportunidades e atrai pessoas com diferentes gostos e culturas.
Portanto, é um lugar que permite às pessoas escolherem uma cidade que atenda os seus interesses, sejam econômicos ou mais relacionados à saúde ou moradia.
Tentamos explorar a seguir cidades que podem oferecer boas condições de emprego, mas focamos principalmente nas cidades com os menores custos para se viver no Brasil.
São Paulo (SP)
São Paulo foi a cidade que destacamos como uma das principais geradoras de empregos no Brasil.
Apenas em 2024, foram 1.411.132 novos contratos CLTs firmados. Assim, há um destaque forte para mão de obra temporária ─ restaurantes e bares ─, setor de serviços de limpeza e de serviços para a saúde.
Mesmo assim, em 2024, a gigantesca São Paulo está atrás de outras duas cidades, que geraram mais empregos:
- Curitiba (PR) ─ gerando mais 295.562 novas entre cerca de 1 milhão de habitantes;
- Belo Horizonte (MG) ─ empregando 296.972 entre 2.315.560 de pessoas.
Abaixo, seguimos para a ordem das melhores cidades para se viver em termos de custo, confira!
1) Guaratinguetá – SP
Em 2024, Guaratinguetá surpreendeu a muitos, sobretudo, de São Paulo, a se destacar como a cidade com o menor custo de vida do Brasil.
Ela fica no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A cidade tem uma boa infraestrutura turística, com cerca de 120 mil pessoas, e tem se tornado um polo cada vez mais famoso na região do Vale.
2) Anápolis – GO
Em segundo lugar, portanto, temos Anápolis, com quase 400 mil habitantes. Esta cidade fica a 50km de Goiânia, capital de Goiás.
A cidade também tem um custo de vida muito baixo. Sua infraestrutura, sem dúvida, é uma das mais chamativas da nossa lista.
Além disso, se trata de um grande polo industrial no setor farmacêutico.
3) Mossoró – RN
Vamos agora do Centro-oeste para o Nordeste, onde chegamos em Mossoró, que hoje fica como a terceira cidade mais barata do Brasil, aqui do nosso levantamento.
Não por menos também, esta é uma das principais cidades do Rio Grande do Norte.
Se você gosta de sol, estamos falando de uma cidade perfeita para quem busca cidades mais econômicas no nordeste.
Aliás, Mossoró se destaca pelas festas de São João e produção de frutas, tendo uma forte cultura que envolve seus mais de 250 mil habitantes.
4) Uberaba – MG
Voltamos ao Sudeste e paramos em Uberaba, uma das cidades mais baratas, além de grande, sendo a oitava maior de Minas Gerais.
Desse modo, sua economia se baseia na agropecuária, e tem um ótimo custo de vida, garantindo uma boa condição para cerca de 300 mil habitantes.
A cidade também se destaca pelas universidades públicas, trazendo boas oportunidades de estudo, sendo ideal para quem quer qualidade de vida sem gastar muito.
5) Novo Hamburgo – RS
Por fim, Novo Hamburgo é a última cidade da lista, e fica no interior do Rio Grande do Sul, com sua forte economia sustentada pela produção de calçados.
Estamos falando de uma cidade do Vale do Rio dos Sinos, a cerca de quarenta quilômetros de Porto Alegre.
Ela é banhada pelo Rio dos Sinos, refrescando seus mais de 250 mil habitantes, com grande infraestrutura e um custo de vida bem atrativo, com climas mais amenos.
Sem dúvida, São Paulo é um destaque quando o assunto é cidade para arrumar emprego.
Por outro lado, cidades do interior vão oferecer os melhores custos-benefícios, como observamos entre as 5 melhores para se morar com 1 salário mínimo.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.