Bolsa Família libera acesso à CNH GRATUITA: confira quem tem direito

Bolsa Família libera acesso à CNH GRATUITA: confira quem tem direito!

Bolsa Família libera acesso à CNH GRATUITA: confira quem tem direito
Foto: Edição BT

Você sabia que há um programa do governo que pode dar carteiras de habilitação sem custos para os cidadãos? Veja agora como candidatar-se!

Conheça o CNH Social

O CNH Social é um benefício social do governo que oferece gratuidades em todo o processo de carteira de habilitação.

No geral, o programa oferece a possibilidade de fazer todos os exames da carteira de habilitação e receber o documento sem nenhum custo.

Atualmente, uma carteira de habilitação varia de R$ 2 a R$ 4 mil, a depender da categoria e da cidade, bem como de cada motorista.

O programa CNH Social funciona ao oferecer o processo todo de forma gratuita.

No entanto, a legislação não é nacional, e o benefício está condicionado ao orçamento do estado. A periodicidade também depende de cada Detran, podendo ser a cada 2, 3 ou mais anos.

Quem pode participar?

A CNH Social também chamada de CNH Popular, administrado pelos estados brasileiros com o Detran.

Nesse sentido, o programa procura auxiliar pessoas em situação de fragilidade econômica e social, com a função de oferecer uma oportunidade de trabalho para o mercado.

Portanto, para participar da CNH Social, você precisará comprovar fragilidade econômica, visto que esse é um dos pré-requisitos para oferecer ou não o cartão.

Por isso, os inscritos do Bolsa Família apresentam maiores chances de conseguirem o benefício, ainda mais porque o governo já terá os seus dados.

É preciso ser beneficiário do Bolsa Família?

Não, os dois benefícios não estão interligados, e os inscritos para o CNH Social não precisam ser beneficiários do Bolsa Família.

No entanto, conforme mencionado, se você for cadastrado no CadÚnico e receber o Bolsa Família, já tem maiores comprovações sobre as condições financeiras.

Como inscrever-se para a CNH Social?

Todo o processo da CNH Social vai depender do estado do motorista, e a oferta depende do orçamento e da disponibilidade de cada caso.

Nesse sentido, no geral, você precisa acessar o site oficial do Detran e realizar a sua inscrição.

Na maior parte dos casos, você precisa preencher o formulário com todos os dados e informações, sobretudo em relação à renda.

É comum que o Detran libere algumas centenas ou até milhares de vagas, estipulando critérios como opções para moradores das áreas rurais e mulheres.

Como saber se foi selecionado?

Em primeiro lugar, para saber das ofertas de programas sociais como o CNH Social, você deve acessar os canais oficiais da sua região.

Além da esfera estadual, há cidades que liberam o benefício em esfera municipal, e você deve ficar atento aos canais de atendimento da prefeitura.

Após a inscrição, o programa realiza uma análise e convida os selecionados com a lista final.

Se aprovado, você precia comparecer ao local demarcado para dar início à sua inscrição e seguir com os procedimentos, principalmente de curso teórico em uma autoescola parceira do governo.

Com o programa da CNH Social, você poderá fazer todo o processo da carteira de habilitação sem pagar nada.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.