Brasileiros descobrem cidades mais baratas para morar e economizar; confira quais são

Brasileiros descobrem cidades mais baratas para morar e economizar e se você não quer ficar para trás, saiba que este artigo vai te ajudar.

Aqui, temos basicamente, um mapa com cidades que se destacaram ao longo de 2024 por combinarem baixa custo de vida com melhor qualidade para seus moradores.

Então, não faça planos para se mudar antes de terminar de ler este artigo e garantimos que você vai se surpreender!

Vista da rua para alguns prédios, ilustrando que Brasileiros descobrem cidades mais baratas para morar e economizar
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Brasileiros descobrem cidades mais baratas para morar e economizar

Sem dúvida, todos querem um lugar agradável e seguro para dormir à noite e levantar pelas manhãs.

Mas, mais do que uma casa que te proporcione isso, encontrar uma cidade que tenha estas características é o motivo de pesquisa e planejamento de milhares de famílias brasileiras.

Se você também está nesta busca, sobretudo, procurando pelas cidades mais baratas para morar e economizar, a sua jornada começa aqui.

A seguir, você confere quais cidades têm se destacado no Brasil e que podem estar esperando por sua família!

1º Guaratinguetá – SP

Guaratinguetá ou Guará para os mais íntimos, é uma cidade do Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo.

Atualmente, ela conta com cerca de 122 mil habitantes, e tem se destacado pelo seu custo-benefício.

Além de ter uma forte cultura e atrair diferentes turistas, ela chama a atenção por seu polo industrial, onde, por exemplo, está o maior complexo químico da América Latina, a BASF.

Mesmo assim, o setor que mais emprega na região é o de serviços e comércio.

Quem está buscando um lugar para a família, com oportunidades de emprego em diferentes frentes, baixo custo de vida, e seguro, pode se interessar muito por Guará.

2º Anápolis – GO

Nossa segunda cidade é um pouco maior, mas também se destaca pelo polo industrial, sobretudo, farmacêutico.

Anápolis, fica a 50 km da capital goiana e é um ponto logístico e estratégico importante no Centro-oeste.

Segundo levantamentos recentes do IBGE, Anápolis tem pouco menos que 416 mil habitantes.

No entanto, ela tem recebido muitas recomendações pelos preços dos imóveis, e os níveis elevados, referentes à educação, saúde e segurança ─ normalmente aferido pelo IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal).

3º Mossoró – RN

Então, vamos para o Rio Grande do Norte, para quem gosta de sol e busca uma cidade de médio porte em constante desenvolvimento.

Mossoró tem uma forte contribuição na produção de petróleo em terra no Brasil.

Com base em dados de 2022, estima-se que o município tenha cerca de 265 mil habitantes. Sendo a segunda maior população do Rio Grande do Norte.

Além de oferecer um custo de vida relativamente acessível, a cidade tem atraído investidores, o que tem intensificado a economia local.

Estamos falando de um lugar com forte cultura, que inclusive, tem um dos maiores arraiás do país.

E assim, concluímos o nosso artigo com três cidades que oferecem a oportunidade de viver uma vida boa, incluindo economia e acessibilidade.

Claro que o Brasil também guarda outras pérolas e cidades tão incríveis quanto estas, e se você quer conhecer mais locais como estes, te convidamos para acompanhar o Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.