Crescimento surpreendente: 1,3 milhão de motos produzidas no Brasil em 2024

Crescimento surpreendente: 1,3 milhão de motos produzidas no Brasil em 2024!

Crescimento surpreendente: 1,3 milhão de motos produzidas no Brasil em 2024!
Foto: Edição BT

A indústria de produção de motos teve uma grande retomada no Brasil, inclusive batendo um recorde histórico de mais de 10 anos!

Veja agora todos os dados!

Mais de 1,3 milhão de motos produzidas em 2024!

De acordo com as últimas notícias, apesar da seca histórica em Manaus, o polo de produção em Manaus deve registrar um aumento de quase 10% na produção de motos.

Até o final do 3º trimestre de 2024, foram mais de 1,3 milhão de unidades de motos fabricadas, o recorde em mais de 10 anos, de acordo com o levantamento da Associação dos Fabricantes de Motocicletas e Similares.

E o aumento vem a cada mês, sendo que setembro superou agosto em 12,2%, trazendo um bom cenário para a indústria.

Veja mais sobre a produção de motos

Um dos grandes problemas em 2024 é a seca que vem sendo registrada no país, motivando inclusive a bandeira vermelha na conta de luz.

No entanto, de acordo com a Associação, não deve trazer grandes impactos na produção de motos, mesmo com os problemas no Rio Negro.

Nesse sentido, os fabricantes vêm investindo em diferentes estratégias, como portos temporários e antecipação de estoques.

Quais as motos mais fabricadas?

Segundo a entidade, o aumento do preço dos carros tem motivado a compra de motocicletas, muito mais baratas.

Além disso, as motos podem ser uma fonte de renda, principalmente para os profissionais que trabalham com transporte e entrega.

E não é apenas a produção que registra aumento, mas também as vendas. Até o terceiro trimestre do ano, foram mais de 1,4 milhão de emplacamentos de motos no país.

Quais as motos mais fabricadas e vendidas?

A lista das motos mais vendidas no Brasil é encabeçada pela Honda CG160, com mais de 300 mil unidades vendidas até aqui. 

Nesse sentido, ao longo da lista, a Honda continua amplamente dominante, com motos como Biz, Pop e NXR registrando juntas mais de 500 mil unidades vendidas.

E isso mostra uma predileção do mercado brasileiro pelas motos street, funcionais para andar nas cidades e muito econômicas no gasto de combustível.

No geral, o objetivo do brasileiro é ter um veículo barato para rodar na cidade com economia. 

Os problemas com o transporte público em muitas cidades do Brasil também motivam a compra de veículos como as motocicletas, favorecendo a rodagem nas estradas com maior liberdade.

Qual a projeção para o futuro?

Tudo indica que o ano de 2024 vai se encerar com um dos maiores crescimentos da indústria de motos ao longo dos últimos anos.

E isso fica um pouco diferente da produção de carros, que enfrenta dificuldades por conta do elevado preço dos veículos 0km.

De toda maneira, a projeção para a produção de motos no país é boa, bem como a venda dos veículos, sobretudo com a liderança das motos street de baixo custo.

Por sua vez, o mercado ainda espera o crescimento das motos elétricas, que pode ser um novo caminho para a indústria.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.