ATENÇÃO: Aumento nos valores dos imóveis limita poder de compra em OUTUBRO; veja como isso te afeta

ATENÇÃO: Aumento nos valores dos imóveis limita poder de compra em OUTUBRO; veja como isso te afeta!

ATENÇÃO: Aumento nos valores dos imóveis limita poder de compra em OUTUBRO; veja como isso te afeta
Foto: Edição BT

Se você busca um apartamento ou uma casa, já percebeu que os imóveis aumentaram muito o preço, puxado pelo aumento da construção civil.

E aí fica a pergunta: o que fazer? Veja mais sobre o cenário do mercado!

Mercado de construção opta por apartamentos menores

Os especialistas em construção civil têm indicado que os setor imobiliário cresceu no Brasil, mas com uma série de mudanças no perfil de compra.

No entanto, apesar do aquecimento do mercado, há uma grande alta dos preços, o que limita o poder de compra das classes média ebaixa.   

 

Esse aumento dos preços têm mudado o perfil de compra, com as pessoas optando por apartamentos menores, na configuração de quarto, sala, banheiro e garagem, na maior parte dos casos. 

Como anda o mercado imobiliário?

De acordo com a CBIC, foram quase 150 mil lançamentos no primeiro semestre, aumentando mais de 5% em comparação com o ano anterior.

Ainda de acordo com a Abecip, houve um grande aumento dos financiamentos imobiliáriosmotivado inclusive por programas como Minha Casa Minha Vida.

O mercado imobiliário não é desgarrado do cenário nacional, que vem demonstrando crescimento acima do esperado.

Aumento dos preços das casas e apartamentos

Em primeiro alugar, tem aumentado o preço dos próprios insumos para a construção civil, impactando diretamente no preço final dos imóveis.

E de acordo com o Instituto Brasileiro de Economia, o indicado registrou um avanço de 5,23% em 12 meses.

Dessa maneira, de acordo com a análise de mercado, a recuperação econômica ainda não é suficiente para facilitar o acesso à compra de imóveis. 

De acordo com o entendimento, o brasileiro tem dificuldade para comprar imóveis muito caros, mudando o mercado para opções cada vez menores em termos de metragem. 

O crescimento da procura pelos apartamentos médios e pequenos

Segundo os especialistas, o valor alto está “empurrando” as pessoas para a compra de imóveis com baixa e pequena metragem, geralmente entre 45m² e 100m².

E isso vale não apenas para imóveis novos, mas também para a compra e venda de apartamentos já construídos.

Além do próprio preço de compra e de financiamento, a escolha por um apartamento pequeno também pode indicar economias em outros fatores, como IPTU, taxa de condomínio e até manutenção da casa. 

Quais os apartamentos mais procurados?

De acordo com os especialistas, a população tem optado por apartamentos mais funcionais, geralmente com maior tecnologia.

Outro fator muito levado em consideração é justamente a localização, o que também oferece economia com combustível e outros gastos como estacionamento e desgaste do carro. 

Essa deve ser a tendência para os próximos anos, sem grandes expectativas para grandes mudanças, visto que o poder de compra do brasileiro não deve aumentar tanto assim ao longo dos próximos anos.

Dessa maneira, haverá ainda maiores buscas por esse tipo de apartamento, optando por escolher imóveis com menor tamanho e outras funcionalidades, como tecnologia, localização e valores de acordo com a necessidade.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.