Essa etiqueta vai te ajudar muito a economizar energia! Saiba como funciona
Essa etiqueta vai te ajudar muito a economizar energia! Saiba como funciona.
Você já viu a etiqueta de eficiência que vem em todos os equipamentos que você usa no dia a dia, né?
E sabe exatamente como funciona e o que levar em conta? Confira agora e saiba como economizar!
Quer economizar energia em 2024?
O brasileiro já reparou que a conta de energia está mais cara, né? Isso principalmente por conta da bandeira vermelha na conta.
Realmente, são mais de R$ 7 para cada 100 kWh, o que pode aumentar bastante o valor final.
Por isso, é fundamental sempre buscar maneiras de economizar energia, principalmente no momento de comprar um novo equipamento.
Conheça a etiqueta de eficiência energética
Se você já comprou algum equipamento no Brasil, já deve ter percebido a etiqueta de eficiência energética, com uma escala feita por letras.
No geral, a classificação varia de A até G, ultimamente até com classificações AA para determinados aparelhos.
E isso trata-se da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, medindo exatamente o nível de consumo dos aparelhos.
Como a etiqueta funciona?
O objetivo da etiqueta é medir o gasto energético de determinado aparelho, classificando dos mais econômicos com a letra A até os menos econômicos com a letra G.
Dessa maneira, um equipamento com a classificação A gasta menos energia do que com a B, por exemplo, desde que sejam do mesmo tipo.
E como a classificação é obtida? Trata-se de uma série de testes realizados em laboratórios credenciados pelo Inmetro, avaliando o consumo de energia e a eficiência do produto em diferentes situações.
No geral, as etiquetas informam o consumo médio em kWh do aparelho por mês, fornecendo já um bom panorama para você saber o quanto vai gastar.
Quais os benefícios da etiqueta?
A etiqueta de eficiência energética oferece uma série de vantagens para o consumidor.
A mais evidente é a possibilidade de escolher produtos que consomem menos energia, o que se traduz em economia na conta de luz ou no combustível ao longo do tempo.
Produtos com melhor classificação podem custar mais no momento da compra, mas o investimento é compensado pelo menor consumo energético, gerando economia no longo prazo.
Onde encontrar a etiqueta?
A etiqueta de eficiência energética está presente em uma variedade de produtos. Entre os eletrodomésticos, é comum encontrá-la em geladeiras, lavadoras, aparelhos de ar condicionado, televisores e lâmpadas.
No setor automotivo, veículos também são etiquetados com informações sobre consumo de combustível e emissões.
Nos últimos anos, a etiqueta passou a ser aplicada também em edifícios residenciais e comerciais, o que permite avaliar o desempenho energético de imóveis.
Com isso, compradores e locatários podem levar em consideração o consumo energético do prédio na hora de decidir pela compra ou aluguel de um imóvel.
Portanto, na hora de fazer sua compra, vale a pena observar a etiqueta e buscar justamente os equipamentos que possam ter melhor consumo de energia elétrica.
Avaliar e mensurar o gasto mensal vai te ajudar bastante a dar uma boa aliviada na conta de luz!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.