Alerta usuários do Pix: Novas normas entram em vigor em breve

A modalidade de transferência que tomou conta do coração dos brasileiros vai passar por mais uma atualização em breve.

Os usuários devem ficar de olho nas novas normas do Pix e como elas funcionam para entender seus direitos e obrigações a partir de agora.

Mulher com celular na mão na tela do Pix
Imagem: Freepik / Edição / Segundo o governo, as regras chegam para deixar as transferências ainda mais seguras!

De acordo com o BC (Banco Central do Brasil) as regras serão implementadas a partir de 1º de novembro, quando devem ser adotadas por todas as instituições que usam o sistema.

O objetivo é deixar as transferências ainda mais seguras e eficientes, trazendo mais comodidade para os usuários e sem comprometer a praticidade dos pagamentos instantâneos.

Segurança em Primeiro Lugar

O grande foco da atualização nas regras é a segurança e para isso diversas novas “regrinhas” entram em vigor.

Por exemplo, para combater as fraudes o BC decidiu implementar novos limites de transações Pix para novos dispositivos.

Ao mudar para um celular ou computador nunca antes utilizado para fazer transferências, o Pix terá um limite automático de R$200 naquele dispositivo. Além disso, esse é o limite por transação, com um limite diário de R$1.000.

Mas não precisa se preocupar, você ainda pode fazer pagamentos de valores maiores, desde que em um aparelho previamente registrado no banco ou instituição financeira do usuário.

Essa medida afeta diretamente os golpistas, garantindo que apenas aparelhos reconhecidos tenham permissão para movimentar valores maiores.

Novas normas do Pix trazem mais responsabilidades para as Instituições Financeiras

Com as novas normas do Pix, outra mudança importante é o aumento na participação dos próprios bancos e instituições financeiras na segurança.

A partir de agora, é responsabilidade deles:

  • Monitoramento constante das transações;
  • Verificação semestral dos registros de fraude.

A ideia aqui é que quem oferece o serviço passe a atuar mais na identificação de atividades suspeitas, ao mesmo tempo que adota medidas preventivas para conter fraudes.

Com isso, o Banco Central pressiona as instituições a ajustar suas estratégias de segurança e proteção dos clientes.

E como a conscientização dos usuários é o passo preventivo mais importante, também fica como responsabilidade dos bancos a criação de canais de suporte.

Além de orientar os usuários sobre as práticas mais seguras ao usar o Pix,  eles também deverão ensinar seus clientes a se prevenir contra golpes.

Pix automático e outras novidades empolgantes

Mas o BC também aproveitou a oportunidade para anunciar mais funcionalidades que estão para chegar no Pix. E entre elas o grande destaque foi o Pix automático.

Marcado para chegar ainda no primeiro semestre de 2025 (em junho), a ferramenta promete mais praticidade na hora do pagamento de certas contas.

O objetivo é permitir que os usuários agendem pagamentos de coisas como contas de luz, água, mensalidades e assinaturas.

Uma vez configurado, o aplicativo deve fazer o Pix automaticamente na data selecionada, sem precisar se preocupar com cada transação.

Obviamente, para quem paga, a comodidade é enorme, mas existem outros benefícios!

O usuário terá mais controle sobre as suas finanças, agendando antecipadamente todas as contas, definindo limites e podendo cancelar os agendamentos a qualquer momento.

Mas dependendo da implementação, também pode representar um ganho enorme para quem recebe.

Além de aumentar a eficiência e a inadimplência, as empresas podem reduzir seus custos operacionais.

O futuro do Pix é promissor.

Outra novidade em fase de testes é o Pix por aproximação, que deve funcionar de uma forma semelhante às carteiras digitais.

O serviço já está disponível em fase de testes para um número limitado de pessoas/dispositivos, mas deve chegar para o restante dos usuários entre novembro e os primeiros meses de 2025.

Como o nome indica, ele permite que pessoas façam pagamentos via Pix apenas encostando o celular na maquininha de pagamentos, sem precisar abrir o aplicativo do banco.

Com as novas regras e as funcionalidades em desenvolvimento, o Pix está cada vez mais completo, se consolidando como um sistema de pagamento moderno e seguro.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!