Banco Central lança PIX agendado recorrente; descubra como utilizar
Banco Central lança PIX agendado recorrente e após determinar data final para bancos disponibilizarem o serviço, nos aprofundamos um pouco mais neste assunto.
Se você quer saber mais sobre o funcionamento dessa nova ferramenta que chega para deixar a economia brasileira ainda mais tecnológica, te convidamos para ficar até o fim desse artigo!
Banco Central lança PIX agendado recorrente: conheça o serviço!
O Banco Central anunciou a expansão do Pix com uma nova funcionalidade: o Pix agendado recorrente.
Com ele, será possível agendar transferências automáticas em datas fixas, facilitando pagamentos mensais como contas, assinaturas e compromissos financeiros regulares.
Essa novidade promete trazer mais praticidade e previsibilidade aos usuários do sistema.
É possível agendar Pix recorrente?
Sim, com a nova atualização do Pix, agora é possível agendar transferências recorrentes.
Ou seja, o cliente de um banco que tem o serviço consegue definir uma data fixa para que o valor seja transferido automaticamente todos os meses.
A funcionalidade é semelhante ao débito automático, porém, com a flexibilidade do Pix e as condições específicas de cada banco.
Como deixar Pix agendado todo mês?
Para agendar um Pix recorrente, basta acessar o aplicativo do banco, selecionar a opção de Pix e, em seguida, definir o valor e a data de recorrência.
Ao configurar o pagamento, o usuário deve confirmar que a transação será automática.
Isso que facilita a vida de quem precisa realizar transferências mensais, como pagamento de aluguel ou mensalidade de serviços.
Quando agenda Pix tem como cancelar?
Sim, é possível cancelar um Pix agendado antes da data da transação. A qualquer momento, o usuário pode acessar o aplicativo, localizar o Pix recorrente e cancelar a transação agendada.
No entanto, após o valor ser transferido, o cancelamento não poderá ser feito.
Essa possibilidade de cancelamento permite que o usuário tenha controle total sobre suas transferências, ajustando ou interrompendo os pagamentos quando necessário.
O que acontece se eu não tiver saldo para um Pix agendado?
Se o saldo na conta for insuficiente no momento da transação, apenas ocorre o cancelamento do Pix agendado.
No entanto, a maioria dos bancos enviará notificações ou lembretes informando a falta de saldo, permitindo que o usuário regularize a situação antes do próximo pagamento.
Aliás, os bancos devem programar os seus pagamentos para dois períodos. O primeiro é entre às 00:00 e 08:00.
E o outro horário no dia, após permitir a regularização caso haja a falta de saldo, é entre às 18:00 e 21:00.
Essa funcionalidade visa evitar problemas financeiros e oferece uma margem de controle ao usuário, ajudando a gerenciar as contas e manter a previsibilidade dos pagamentos.
A inclusão do Pix agendado recorrente pelo Banco Central representa um avanço significativo no sistema de pagamentos brasileiro.
A nova funcionalidade traz mais conveniência para pessoas físicas e jurídicas, facilitando o cumprimento de compromissos financeiros.
Sem dúvida, o PIX agendado recorrente tem o potencial de continuar impulsionando a participação desse mecanismos de transferência instantânea no dia a dia do brasileiro.
Portanto, é fundamental, acompanhar as atualizações do Banco Central em torno dessa tecnologia que está em desenvolvimento e tem se tornado referência na América Latina.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.