Abono salarial PIS/PASEP 2025: confira o calendário atualizado de pagamentos
Abono salarial PIS/PASEP 2025: confira o calendário atualizado de pagamentos.
O abono salarial do PIS/PASEP é um dos principais benefícios pagos para os trabalhadores brasileiros.
Anualmente, o PIS/Pasep realiza o pagamento seguindo a data de aniversário dos contribuintes.
Por isso, veja o calendário previsto para o ano de 2025.
O que é o abono salarial?
O abono salarial do PIS/Pasep é o pagamento de até um salário-mínimo como forma de recompensa dos programas criados pelo governo.
Nesse sentido, os trabalhadores da iniciativa privada estão ligados ao PIS, enquanto o Pasep fica designado para os funcionários públicos.
Quem pode receber o abono salarial?
Para ter acesso ao abono salarial, é preciso estar cadastrado no PIS ou no Pasep por pelo menos cinco anos.
O pagamento do abono salarial leva em consideração um ano-base, utilizado para preencher os critérios de seleção para o abono salarial.
No caso do abono de 2025, o ano-base é 2023. Portanto, os trabalhadores precisam ter tido um vínculo empregatício formal por pelo menos 30 dias no ano de 2023.
Para ter direito ao abono, é preciso ter recebido valores máximos de até 2 salários mínimos mensais ao longo do ano de 2023.
Por fim, o empregador precisa ter enviado todas as informações e dados do funcionário no RAIS ou no eSocial para dar direito ao abono salarial.
Quais as datas de pagamento do abono salarial em 2025?
O governo ainda não liberou o calendário oficial do benefício, mas a projeção é que os pagamentos vão de fevereiro a agosto de 2025.
O calendário de pagamento é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador do setor privado e o número final da inscrição dos servidores públicos.
Veja como foi o calendário de 2024:
- Nascidos em janeiro: pagamento em fevereiro;
- Nascidos em fevereiro: pagamento em março;
- Nascidos em março e abril: pagamento em abril;
- Nascidos em maio e junho: pagamento em maio;
- Nascidos em julho e agosto: pagamento em junho;
- Nascidos em setembro e outubro: pagamento em julho;
- Nascidos em novembro e dezembro: pagamento em agosto.
No entanto, é preciso aguardar as notícias com o calendário oficial do governo.
Vale ressaltar também que a retirada do abono salarial tem um prazo máximo. Se o trabalhador não tirar o dinheiro até o final de dezembro, o montante volta para o governo.
Qual o valor do abono salarial em 2025?
O valor do abono salarial leva em consideração o salário-base em 2025, que deve ser de R$1.509, mas ainda é preciso aguardar as confirmações.
Para saber o valor do abono, é possível calcular com base nos meses trabalhados, visto que o abono é proporcional aos meses formais em 2023.
E o trabalhador não precisa ter ficado na mesma empresa durante todo o período, mas apenas seguir os requisitos de registro e renda.
O abono salarial pode acabar?
Recentemente, a Ministra do Planejamento e do Orçamento citou o corte do abono salarial como uma das medidas para reduzir os gastos do governo e se encaixar no orçamento.
Veja as últimas notícias sobre o assunto:
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.