INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso nas aposentadorias

Será o fim dos atrasos nos pagamentos para os pensionistas? Dessa vez INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso nas aposentadorias

INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso nas aposentadorias e deixa pessoas animadas. Afinal, já tem um tempo que o instituto tem problema de atraso em relação ao repasse para os quase 40 milhões de segurados da Previdência Social.

A notícia é boa, e promete mais agilidade não apenas para o pagamento, como também no atendimento e soluções de problemas.

Hoje, o Instituto Nacional de Seguridade Social tem a responsabilidade de fazer o repasse a segurados em todo o estado brasileiro. Por isso, um atraso do órgão se torna facilmente um problema nacional.


Fim dos atrasos? INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso promete

Contando os dias corridos entre janeiro de 2023 até maio de 2024, um levantamento destacou que os sistemas do INSS ficaram offllin durante cerca de dois meses.

Todo este tempo gera atrasos significativos e que preocupam aposentados e pensionistas, que se questionam em relação à confiabilidade do órgão.

Um senhor comemorando após ver que o INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso nas aposentadorias
Imagem: Reprodução/Freepik

A maior barreira nos últimos tempos que vem gerando problema para o INSS, é o processamento de dados. Reconhecendo as falhas e com o foco em oferecer um serviço de melhor qualidade, o instituto anunciou uma série de melhorias.

Melhorias do INSS para o processamento de dados

Lidar com um número massivo de dados como informações de clientes, reclamações, entre outros, não é uma tarefa simples, principalmente em um país tão grande como o Brasil.

Dessa forma, a melhoria no processamento de dados chega em uma ótima hora, e isso inclui agilidade no atendimento, facilitando a coleta das necessidades e filtrando melhor cada caso.

Uma das maneiras que o órgão encontrou de melhorar este aspecto, foi com o auxílio de inteligência artificial. Aliás, entendendo que para ter um processo mais ágil é necessário se atualizar, o INSS reconheceu a necessidade de investir na aquisição de novas tecnologias para a sua infraestrutura.

Nesta mesma preocupação, o instituto também destacou que está trabalhando para atualizar todos os seus sistemas e melhorar a sua operação. Assim, a notícia chegar para trazer alívio, principalmente às pessoas que enfretaram atrasos nos últimos meses em relação ao pagamento do seu benefício.

INSS e Dataprev

O INSS não faz todo o trabalho com os dados sozinho, de modo que ele conta com o auxílio do Dataprev. O Dataprev, portanto, é a empresa que praticamente atua como o braço direito do governo em relação á digitalização de seus processos.

Desse modo, é vital que a empresa também conte com uma estrutura moderna, capaz de acompanhar e dar conta de toda a demanda do INSS e outros serviços do governo.

Outro ponto animador é que o Tribunal de Contas da União (TCU) já recomendou que haja uma revisão operacional com urgência para corrigir os erros e assegurar que tudo ocorra bem.

Por fim, agora você já sabe que o INSS emite comunicado para ACABAR com o atraso nas aposentadorias. Portanto, Não deixe de se atualizar em relação a outras informações que importantíssimas. Elas estão reunidas em um lugar, aqui mesmo no Brasileiro Trabalhador, não deixe de acompanhar!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista