Alerta de golpes no salário-maternidade: Veja como evitar cair em fraudes!

Fique em alerta para golpes no salário-manternidade e saiba como não cair em fraudes!

Alerta de golpes no salário-maternidade: Veja como evitar cair em fraudes!
Foto: Brasileiro Trabalhador

A incidência de golpes no Brasil cresceu muito ao longo dos últimos anos e em diferentes esferas, atingindo também alguns benefícios sociais como o próprio salário-maternidade; veja como proteger-se!

Como funcionam os golpes do salário-maternidade?

O salário-maternidade é um importante benefício no cenário brasileiro. Sabendo disso, os golpistas vasculham perfis potenciais nas redes sociais em busca de suas vítimas.

No geral, os golpistas enviam mensagens oferecendo o serviço de intermediação, prometendo adiantarem solicitações pendentes.

É comum que as promessas sejam atrativas e aparentemente milagrosas, estilo típico de golpes cibernéticos de tal natureza.

Para completarem o golpe, os criminosos criam páginas fakes para coletar informaçõe sensíveis dos cidadãos, como números de documentos e até senhas.

Em alguns casos, os golpistas podem solicitar envios de Pix oferecendo o serviço que não existe. Também pode ocorrer de receber mensagens por e-mail ou por SMS com promessas do benefício.

Como não cair em golpes?

Em primeiro lugar, não acredite em qualquer serviço de intermediação. Caso precise realmente de apoio jurídico para conseguir o benefício, busque um advogado de confiança em outras fontes.

Independentemente da mensagem que receber, não clique em nenhum link e não envie informações pessoais para pessoas desconhecidas.

Caso você busque por serviços de auxílio para o auxílio, procure por um escritório ou um apoio de confiança, com reconhecimento e, se possível, com indicação de alguém de confiança.

Saiba que além da perda financeira, o golpe pode causar danos também da reputação. Por isso, ficar atento a tudo é a melhor dica possível!

Quem pode solicitar o salário-maternidade?

O salário-maternidade é um benefício destinado às gestantes ou a outras pessoas que precisarem se afastar do trabalho por conta do nascimento.

Nesse sentido, o salário-maternidade não englobam apenas as gestantes porque pode ser liberado para os pais ou para os responsáveis em adoção, por exemplo.

Qual o valor do benefício?

O cálculo do benefício do salário-maternidade vai depender da categoria da contribuinte da Previdência Social.

Para as funcionárias, é em cima do valor habitual na empresa. Já nas trabalhadoras domésticas, trata-se do último salário registrado na Previdência.

Por sua vez, os trabalhadores rurais recebem valores próximos a um salário mínimo. Para os registrados como MEI, o valor é calculado com base nos útlimos 12 salários de contribuição.

Como solicitar o salário-maternidade?

A maneira para solicitar o salário-maternidade vai depender exatamente também da categoria e do formato de trabalho do contribuinte.

Para as funcionárias CLT, o próprio empregador poderá encaminhar a solicitação diretamente com o INSS. O mesmo acontece para as empregadas domésticas.

Por sua vez, os contribuintes individuais, facultativos ou outros segurados podem fazer a inscrição por conta no INSS, inclusive nos canais digitais da Previdência Social.

De toda maneira, será preciso passar pelo crivo do INSS, o processo que pode ter seus problemas ao longo da solicitação.

Por isso, você precisará tomar bastante cuidado para evitar cair nos golpes, principalmente por conta das promessas milagrosas ofertadas pelos criminosos. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.