Alerta para quem tem conta corrente e poupança: comunicado oficial emitido

Alerta para quem tem conta corrente e poupança: comunicado oficial emitido.

Alerta para quem tem conta corrente e poupança: comunicado oficial emitido.
Foto: Edição BT

Se você tem uma conta bancária ativa em 2024, precisa ficar atento a protocolos de segurança para proteger suas informações.

Isso porque os casos de golpes seguem acontecendo todos os dias. Veja como se proteger!

Como reconhecer um golpe?

Os criminosos têm ficado cada vez mais engenhosos para a aplicação de golpes nos brasileiros, principalmente nos ambientes bancários e do Pix.

Portanto, veja algumas dicas para identificar um golpe bancário:

1. Contato por telefone

Atualmente, não é muito comum que os bancos entrem em contato com o cliente somente pelo telefone. 

Quando isso acontece, o banco pode também enviar mensagens diretamente no internet banking, pelo WhatsApp ou por e-mail.

Se o único contato estabelecido pelo banco for uma ligação, desconfie imediatamente. Para ficar mais tranquilo, procure a agência bancária e tire suas dúvidas pessoalmente.

2. Urgência e pressa

Os golpistas procuram criar um ambiente de urgência em seus contatos. Por isso, é comum ouvir argumentos de que você só pode resolver a situação naquele momento ou que receberá uma multa pesada.

O objetivo é fazer a pessoa agir com urgência e sem pensar muito. Sempre que receber esse tipo de contato, acalme-se.

No geral, não há muita coisa com os bancos e instituições financeiras que você não tenha um prazo mínimo para resolver.

Portanto, nunca tome uma atitude sem ir atrás de mais informações, usando outros canais oficiais da instituição para se comunicar com o banco.

3. Não clique em links ou envie informações

A dica principal é: não envie nenhuma informação em ligações e nem clique em links de mensagens de texto. 

Em primeiro lugar, fica a questão: se o banco já tem os seus dados, por que ligaria para confirmar informações como CPF e número da conta?

O ideal é que você nunca forneça suas informações pessoais, principalmente documentos e dados do cartão de crédito.

Quando for uma solicitação real, o banco fará contato de outras maneiras para pedir suas informações, como os canais oficiais ou a visita à agência.

4. Baixe somente o aplicativo oficial

É preciso tomar muito cuidado com o aplicativo do banco, principalmente para não fazer o download de versões falsas desses serviços.

Por isso, você precisa acessar as lojas de download como a Google Play Store e a Apple Store para baixar as versões oficiais dos bancos.

Jamais clique em links e faça download de outros aplicativos fora das lojas oficiais, e em caso de dúvidas, procure o banco.

Caí no golpe, e agora?

Se você foi vítima de um golpe bancário, em primeiro lugar, mantenha a calma e tente controlar os danos.

Identifique como e onde foi feito o golpe, seja no Pix, no cartão de crédito ou no uso do seu aplicativo.

Depois disso, controle e cancele o que puder, como transferências bancárias, uso do cartão de crédito; além de trocar as senhas.

Dependendo do nível do golpe, faça um Boletim de Ocorrência, que será uma prova importante para caso você tenha que solicitar o reembolso junto ao banco.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.