Apagão digital afeta aplicativos de banco

Nesta madrugada da última sexta-feira, um apagão digitou afetou aplicativos de banco em todo o mundo, e você pode entender tudo o que aconteceu.

Apagão digital afeta aplicativos de banco
Foto: Divulgação

Diversas instituições financeiras do Brasil reportaram problemas com as operações dos seus serviços entre a noite e a manhã de sexta-feira, e você pode conferir tudo sobre o que houve com os bancos!

Entenda o apagão digital em todo o mundo

Na madrugada e na manhã de sexta-feira,19 de julho, no Brasil, foi reportado um problema técnico na empresa CrowdStrike.

A multinacional trabalha com segurança cibernética, abastecendo inclusive as principais empresas de todo o mundo. A Falcon, setor para detecção de ataques hackers, teve um problema na atualização.

Em uma reação em cadeia, o erro na atualização da Falcon afetou outras empresas, e principalmente a Microsoft, com seus serviços on-line saindo de operação em praticamente todo o mundo.

Até o momento, a CrowdStrike informou que não teve ataque hacker ou criminoso, mas que foi de fato um problema técnico nos servidores da empresa. Portanto, não há ainda a suspeita de vazamentos de dados ou de exposição de informações.

Na verdade, a empresa também não relacionou o problema de atualização com o apagão em todo o mundo, ainda sem totais informações sobre as razões na falha da Microsoft.

Como o apagão afetou os bancos?

O Bradesco foi uma das primeiras instituições brasileiras que notificou os problemas em decorrência do apagão.

Inclusive, muitos usuários afirmaram que o aplicativo e os serviços bancários ficaram fora do ar por muito tempo. Porém, ainda na manhã de sexta-feira , o banco anunciou que estava trabalhando em atualizações para corrigir os problemas.

O mesmo aconteceu com outros bancos, como o Banco Pan e o Banco Next, ficando fora do ar para a realização dos serviços como transferências e pagamentos.

Por que o apagão afetou os bancos?

Hoje em dia, é preciso falar que os sistemas do mundo todo estão amplamente conectados, e o problema em um necessariamente afeta outros.

Por mais que ainda não se saiba exatamente sobre os responsáveis e sobre os motivos do apagão, o problema geral em diferentes sistemas afetou de maneira direta os bancos.

Com isso, os serviços dos bancos digitais ficaram fora do ar, com os aplicativos não rodando de maneira correta nos smartphones.

Portanto, se você teve algum problema com o banco na manhã desta sexta-feira, pode saber que não foi apenas consigo, mas também com milhões de outros usuários ao redor do planeta.

E agora, o que fazer?

Seja em publicações oficiais ou seja ou até mesmo em respostas nas redes sociais, os bancos já vêm informando que estão empenhados para a resolução dos problemas.

Por isso, a tendência é que já para o final de semana tudo já esteja resolvido, a não ser que haja mais algum problema em servidores internacionais até lá.

De toda maneira, as empresas responsáveis ainda estão em investigação sobre as causas do problema e ainda sem saber se haverá mais consequências. Porém, ainda não há nenhum motivo para pânico ou preocupações.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.