Aposentadoria aos 50 anos: INSS divulga nova decisão! Veja os detalhes
A aposentadoria aos 50 anos é um tema que gera muitas dúvidas em brasileiros que contribuem com o INSS.
O órgão, responsável por gerenciar o sistema previdenciário brasileiro tem diferentes opções para quem deseja se aposentar, e comentaremos sobre elas aqui.
Então, se você quer entender melhor ou conhecer as possibilidades para se aposentar, não deixe de ler este artigo até o final.
Aposentadoria aos 50 anos? Conheça opções do INSS
A aposentadoria aos 50 anos, de fato, é um desejo de muitos brasileiros que querem aproveitar a vida sem a necessidade de continuar trabalhando.
No entanto, o caminho para essa conquista pode ser menos simples na prática.
É necessário, portanto, levar em consideração uma série de fatores, como o tipo de aposentadoria, o tempo de contribuição e a idade mínima estabelecida pelo INSS para a modalidade.
Mas abaixo destacamos as diferentes modalidades de aposentadoria e você pode ver se é possível se planejar para se aposentar aos 50 anos.
Modalidades de aposentadoria pelo INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social, ou INSS oferece uma gama de possibilidades para se aposentar.
Claro que cada uma tem seus critérios específicos que cada segurado deve cumprir. De todo modo, entre as principais modalidades estão:
- Aposentadoria por Idade: essa modalidade para os segurados que atingem a idade mínima de 62 anos (mulheres) ou 65 anos (homens). Aliás, é necessário ter ao menos 15 anos de contribuição;
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Regra de Transição): de acordo com a regra que você escolher, como o sistema de pontos ou o pedágio, é possível se aposentar antes. De todo modo, é necessário ter pelo menos 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres;
- Aposentadoria Especial: exercer atividades insalubres ou perigosas, como mineradores, vigilantes e outros Então, essa aposentadoria é para você! Ela permite que o segurado se aposente com menos tempo de contribuição (15, 20 ou 25 anos), dependendo do grau de risco;
- Aposentadoria por Invalidez: se o segurado é considerado incapaz de trabalhar por motivo de doença ou acidente, é possível acionar a aposentadoria por invalidez. Não há uma idade mínima para este tipo de aposentadoria, mas é necessária a comprovação da incapacidade permanente.
É possível se aposentar aos 50 anos?
Como você pôde ver acima, a maioria dos planos previdenciários preveem a aposentadoria após os 50 anos.
No entanto, para casos de invalidez ou especial, o profissional pode alcançar a aposentadoria nesta idade.
Infelizmente, o cenário parece ruim, uma vez que chegar aos 50 anos trabalhando metade da vida em situação insalubre, pode deixar sequelas.
Então, se você pretende chegar aos 50 anos com saúde para praticar esportes ou se dedicar ao descanso, você pode fazer um investimento à parte para sua aposentadoria.
De todo modo, é necessário realizar cálculos, um bom planejamento e disciplina.
Assim, você pode escolher um plano disponível no INSS e ter um segundo fundo, dos seus investimentos, que te ajudaria a ter melhores condições financeiras mesmo sem trabalhar.
A possibilidade de aposentadoria aos 50 anos pelo INSS existe, mas está restrita a casos específicos, como aposentadorias especiais e por invalidez.
Entretanto, lembre-se que é possível fazer investimentos e aplicações visando sua aposentadoria, um meio mais seguro de se alcançar o sonhado descanso laboral aos 50 anos.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.