Governo explica REGRA de ouro para continuar recebendo o Bolsa Família; e é OBRIGATÓRIO

REGRA de ouro para continuar recebendo o Bolsa Família tem como base o cuidado e atualização dos dados cadastrais. Afinal, com beneficiados em todo o Brasil, o governo precisa garantir que todas as pessoas inclusas, estejam de acordo com os critérios estabelecidos.

O Bolsa Família, ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de dar dinheiro à familia na linha da pobreza.

Portanto, o programa também tem uma verdadeira preocupação com a saúde e bem-estar de crianças, além da sua escolaridade. Mães, sejam elas gestantes ou não, também entram no foco do programa, que, segundo o próprio governo, reduziu em mais de 90% o número de crianças que vive na linha da pobreza.


O que fazer para continuar recebendo o Bolsa Família?

Se você não quer perder o benefício, é necessário comparecer até o final do mês de junho em uma das Unidades de Atenção Primária à Saúde. Estas unidades se referem às Clínicas de Família (CF) e os Centros Municipais de Saúde (CMS).

Uma pessoa com dinheiro na mão e o cartão do Bolsa Família. Agora ela sabe qual é a REGRA de ouro para continuar recebendo o Bolsa Família
Imagem: Reprodução/Bolsa Família

O foco principal do governo é acompanhar crianças de até 7 anos e mulheres que têm entre 14 e 44 anos, gestantes ou não.

Em relação às crianças, sobretudo, com menos de 5 anos, a principal preocupação do governo é a vacinação em dia, incluindo as doses para a COVID 19. Para pequenos a partir dessa idade, o foco é o peso e tamanho, garantindo que estejam se alimentando corretamente.

Em relação às gestantes, a verificação é em relação ao pré-natal. Este processo é indispensável para ter uma gestação mais segura, garantindo um parto humanizado para todas as crianças.

Ao se dirigir à unidade onde você fará a verificação, não deixe de levar consigo alguns documentos como:

  • Caderneta de Vacinação (para crianças);
  • Cartão da gestante;
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS);
  • Número de Identificação Social (NIS).

O que acontece se eu não atualizar meus dados?

A princípio, o beneficiado não é excluído do programa, no entanto, pode haver uma suspensão de 30 a 60 dias. Neste período é fundamental atualizar os seus dados conforme indicado. Assim, é possível voltar a receber o Bolsa Família.

Algumas crianças correndo na rua
Imagem: Reprodução/Freepik

Por outro lado, se você não atualizar as informações neste período, há o cancelamento definitivo da sua família no programa.

Agora que você já sabe a REGRA de ouro para continuar recebendo o Bolsa Família, não deixe de fazer sua parte para continuar no programa.

Esta é uma das maneiras que o governo encontra de combater fraudes enquanto promove um cuidado maior com crianças e mulheres no país.

Afinal, como destacamos inicialmente, o pagamento do benefício é apenas uma das facetas do programa, que se preocupa com a escolarização, alimentação e saúde de cidadãos em todos os estados.

Dessa forma, atualizando os seus dados e mantendo as informações em dia, você não apenas garante seu benefício, como também ajuda o governo.

E se você ainda não viu as últimas informações sobre o Bolsa Família, aqui no Brasileiro Trabalhador, você tem a garantia de estar sempre atento à notícias importantes como esta!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.