Aprovação imedita? Refazer CadÚnico para garantir o Bolsa Família é uma boa?

Circula na internet boatos de que refazer CadÚnico para garantir o Bolsa Família resulta em aprovação imediata. Mas será que isso é verdade? Confira aqui o que é preciso para ser aprovado no programa!

Recebendo dinheiro pelo Bolsa Família
Imagem: Prefeitura de Caraguá / Boatos na internet afirmam que refazer CadÚnico libera o Bolsa Família imediatamente

É verdade que quem refazer o CadÚnico é aprovado no Bolsa Família?

Para fazer parte do Bolsa Família (BF), um dos requisitos básicos é estar devidamente inscrito no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Ele serve como um banco de dados onde ficam registradas as famílias brasileiras de baixa renda e é de lá que o BF, assim como outros programas sociais, identificam quem cumpre seus requisitos de participação.

Por esse motivo, diversas pessoas acreditam que uma forma rápida de ser aprovado imediatamente no programa é excluir e refazer seu cadastro, mas isso não é verdade.

O Bolsa Família conta com um processo de avaliação de elegibilidade bem rigoroso, considerando uma série de fatores sobre as condições de vivência de cada grupo familiar.

Isso inclui coisas como o número de pessoas, quem são elas e renda per capita da família. Ou seja, embora a inscrição do CadÚnico seja um requisito obrigatório, ela não é o fator decisivo para decidir quem vai ou não ser contemplado.

Como funciona a seleção para o programa?

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda brasileiro e hoje já contempla mais de 21 milhões de famílias com benefícios mensais a partir dos R$600.

Mas diferente de outros programas, nele você não precisa fazer nem um processo de inscrição complicado. A seleção é feita automaticamente, contemplando famílias que cumprem com os requisitos.

O principal deles é que a renda total do grupo familiar dividida pelo número de pessoas seja de até R$218 por mês. Os dados do CadÚnico também devem ter sido atualizados há pelo menos 2 anos.

O programa faz uma seleção automática todos os meses, incluindo novas famílias que se encaixam nas regras e desligando outras. Além disso, ele dá prioridade para famílias onde as responsáveis são mulheres.

Mas o Bolsa Família é um programa assistencial completo e seu objetivo, além de um auxílio mensal, é garantir que as pessoas tenham acesso a direitos básicos como educação e saúde.

Uma vez no programa, para manter o benefício é preciso cumprir com uma série de obrigações, como manter as crianças vacinadas e na escola, assim como fazer todo o acompanhamento médico de gestantes.

Como atualizar o CadÚnico

Embora refazer CadÚnico não vai garantir o Bolsa Família, não deixa de ser verdade que para entrar no programa você precisa ter um cadastro com informações atualizadas.

Felizmente, fazer a inscrição e atualizar as informações requerem passos similares e são simples e rápidos de fazer.

Tudo que o responsável da família precisa fazer é ir pessoalmente a um posto de atendimento, geralmente uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou o setor do Bolsa Família, levando seu CPF ou seu Título de Eleito.

Além disso, ele precisa de comprovante de residência e os documentos de todas as pessoas da família, incluindo o CPF.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!