Atenção aposentados! INSS começa a liberar benefícios retidos
Atenção aposentados! INSS começa a liberar benefícios retidos.
Você teve o BPC suspenso e está já há algum tempo sem receber o benefício? Saiba que a solução pode vir aí.
Isso porque o INSS começou a liberar pagamentos para seus beneficiários.
Veja agora quem pode receber o dinheiro!
INSS realiza mutirão para pagar o BPC
Ao longo dos últimos meses, o governo vem realizando um pente-fino no BPC, visando identificar irregularidades no programa.
Nesse sentido, pessoas com o CadÚnico atualizados podem ter o benefício bloqueado e ficar sem receber o dinheiro na conta.
O objetivo é fazer um mutirão para atualizar os cadastros e garantir que os cidadãos continuem recebendo o benefício do BPC mensalmente.
Como vai funcionar o mutirão do BPC?
A suspensão do BPC tem preocupado milhares de famílias, principalmente por ser um dinheiro necessário para a subsistência.
E essa situação também preocupa o governo, por isso a iniciativa de propor maior rapidez para a regularização dos beneficiários.
Isso porque as pessoas com os benefícios travados não são necessariamente irregulares, mas sim com o cadastro desatualizado.
A partir do momento em que regularizar o cadastro, as famílias terão o direito de receber o benefício normalmente.
Por isso, o governo vai fazer uma força-tarefa de 90 dias organizada pelo INSS e realizada nas agências da Previdência Social pelo país.
Como participar do mutirão do BPC
Para participar do mutirão do BPC e regularizar a situação com o benefício, é preciso ir pessoalmente à uma agência do INSS.
Não será necessário agendar o horário. Por sua vez, o cidadão pode entrar em contato pelo atendimento ao cliente no número de telefone 135.
Ao se dirigir à agência, é preciso levar a documentação de toda a família, com documentos pessoais e comprovativos de renda, além de laudos médicos para o caso de pessoas com deficiência.
Por sua vez, você também pode trazer a documentação na ligação, principalmente com o envio de informações para o INSS.
Quando o benefício retorna?
Após fazer a atualização do cadastro do CadÚnico, o BPC solicita um prazo de 72 horas para processar as informações.
Depois do período, em caso de não retomar o benefício, será preciso entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no número 135.
Normalmente, o benefício deve ser retomado logo após a atualização cadastral, principalmente se esse foi o grande problema para a suspensão do pagamento.
Como não ter o pagamento suspenso?
Para não ter o pagamento suspenso, o mais indicado é manter o cadastro atualizado, evitando a falta de dados.
E você pode fazer a atualização a qualquer momento, diretamente em uma unidade do CRAS espalhada pela cidade.
O processo é o mesmo, e você precisa levar a documentação de toda a família, inclusive com comprovativos da situação de saúde e da residência.
Quem tem direito ao BPC?
O Benefício da Prestação Continuada é o pagamento de um salário mínimo direcionado para os idosos acima dos 65 anos de idade ou pessoas com deficiência em qualquer idade.
Diferentemente da aposentadoria, o BPC não é um pagamento para a vida toda, e pode ser suspenso a qualquer momento desde que não cumpra os pré-requisitos.
Veja mais detalhes sobre o BPC:
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.