Auxílio Vale Gás: Governo divulga novas datas para 2024!

O Auxílio Vale Gás retorna agora no mês de agosto, e se você quer saber mais sobre os detalhes desse programa, nós destacamos tudo a seguir!

Este benefício é um importante suporte para famílias de baixa renda, que se destina à compra do botijão de gás de cozinha.


Auxílio Vale Gás: veja como funciona

O Auxílio Vale Gás, como seu nome aponta, se destina ao subsidio de 100% do custo do botijão de gás de cozinha (GLP 13kg).

Esta é uma medida do governo que tem como objetivo, aliviar o orçamento das famílias de baixa renda inscritas no Bolsa Família.

Vale mencionar que o valor do auxílio pode mudar a cada pagamento, mas ele acompanha os reajustes no mercado com base nos monitoramentos da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Uma imagem representando diferente botijões do Auxílio Vale Gás
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Desse modo, o pagamento ocorre a cada dois meses, de modo que o último repasse foi no mês de junho, no valor de R$102,00.

O depósito do benefício é feito na conta bancará que as famílias cadastram no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Quem tem direito ao Auxílio vale gás?

Alguns grupos podem ser contemplados com este auxílio, desde que se enquadrem nos requisitos.

Dessa forma, o governo consegue direcionar o suporte para as camadas mais vulneráveis e necessitadas.

Antes de tudo, é importante ter as informações mais recentes em seu Cadastro Único.

Além disso, as famílias precisam atender ao critério de renda, sendo necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Além de beneficiários do Bolsa Família, o auxílio também se estende a famílias que têm um membro beneficiado pelo BPC. O requisito de renda mínima neste caso é o mesmo.


Como realizar a inscrição?

Na verdade, há praticamente um passo para receber o Auxílio-gás. Trata-se de ter sua família cadastrada no CadÚnico.

Caso ainda não tenha feito o cadastro, então, é necessário se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município.

Você precisará levar alguns documentos, como RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, título de eleitor, carteira de trabalho, e comprovante de residência.

Depois que você sair do atendimento, não deixe de acompanhar o status do benefício através dos canais oficiais do governo.

Lembre-se que o governo concede o auxílio de acordo com a renda familiar. Então, se os dados do seu CadÚnico apontarem que a renda per capita é de até meio salário mínimo, você receberá automaticamente.

Durante o mês de agosto, os pagamentos do auxílio acompanharão os repasses do Bolsa Família. Portanto, para saber o dia que será pago, basta consultar o seu NIS (Número de Identificação Social).

  • NIS final 1 ─ 19 de agosto;
  • NIS final 2 ─ 20 de agosto;
  • NIS final 3 ─ 21 de agosto;
  • NIS final 4  ─ 22 de agosto;
  • NIS final 5 ─ 23 de agosto;
  • NIS final 6 ─ 26 de agosto;
  • NIS final 7 ─ 27 de agosto;
  • NIS final 8 ─ 28 de agosto;
  • NIS final 9 ─ 29 de agosto;
  • NIS final 0 ─ 30 de agosto.

A retomada do pagamento do Auxílio-gás em agosto é uma notícia bem-vinda para muitas famílias brasileiras que dependem desse apoio para adquirir o botijão de gás de cozinha.

Agora você já sabe como receber e quando o benefício será pago! Para não perder outras notícias como esta, fique com a gente aqui, no Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.