Benefício extra no seguro-desemprego: R$ 2.313 a mais, confira

O anúncio de um benefício extra no seguro-desemprego se tornou motivo de comemoração entre trabalhadores que recentemente ficaram desempregados.

Assim, o auxílio de R$ 2.313 chega para dar um suporte adicional aos colaboradores que perderam o seu posto de trabalho sem justa causa.

A seguir, nós exploraremos melhor este tema, te deixando por dentro de todas as novidades em torno desse benefício!

Um homem comemorando com força pelo novo benefício extra no seguro-desemprego
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Benefício extra no seguro-desemprego traz mais R$ 2.313 de auxílio

A mudança que o Governo Lula aprovou, vem de encontro com a atualização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ─ ou: inflação.

Dessa forma, o valor adicional de R$ 2.313 agora está disponível para profissionais que antes de serem demitidos, recebiam mais de R$ 3.402,65.

Este benefício, portanto, traz maior segurança aos profissionais brasileiros, principalmente para quem passa por um momento de demissão.

Como solicitar o auxílio de R$ 2.313 agora?

O primeiro passo é garantir que você atenda aos requisitos ─ que destacamos nos próximo subtítulo.

Na prática, vamos instalar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital no smartphone. Quando você entrar no app, ele pedirá para você logar na conta Gov.br.

Então, procure no menu inferior do aplicativo pela aba “Benefícios”. Em seguida, escolha “Seguro-Desemprego” e clique em “Solicitar”.

É importante estar com documentos em mãos, pois, pode ser preciso enviar anexos que comprovem as informações que você inseriu.

Para finalizar, informe o número do requerimento, escolhendo a modalidade do benefício. E claro, não deixe de ler e aceitar os termos para finalizar a solicitação.

Quem pode solicitar o benefício?

Existe uma lista que deixa bem claro isso, destacando quem realmente se enquadra nos requisitos.

E para te ajudar, claro que reunimos ela a seguir:

  • Estar desempregado no momento da solicitação do benefício;
  • Não ser beneficiado pela Previdência Social, exceto em caso de pensão por morte ou auxílio-acidente;
  • Não possuir outras fontes de renda que garantam o sustento familiar;
  • Para a primeira solicitação: ter atuado ao menos 12 meses nos últimos 18 meses;
  • Para a segunda solicitação: ter trabalhado ao menos 9 meses no último anos;
  • Para mais solicitações é fundamental atuar com a carteira assinada nos últimos 6 meses;
  • Ter sido demitido sem justa causa.

Se você atende estes requisitos, então, não deixe de realizar a sua solicitação por meio do aplicativo.


Como funciona o seguro de desemprego?

O seguro-desemprego é um benefício que auxilia os trabalhadores demitidos sem justa causa, garantindo um suporte financeiro temporário.

Para ter direito, é necessário atender a certos requisitos que destacamos acima, considerando, claro, o tempo mínimo de trabalho com carteira assinada.

Vale mencionar também que o valor e a quantidade de parcelas variam conforme o tempo de serviço e as condições de solicitação.

Desse modo, o seguro-desemprego é um importante apoio para quem precisa de um tempo para se realocar no mercado de trabalho.

Assim, concluímos nosso artigo e se você chegou aqui, talvez queira conhecer outros benefícios que são de direito seu.

Para isso, nós, do Brasileiro Trabalhador, trazemos atualizações diárias para te manter por dentro de tudo, não deixe de ver!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.