Benefício para idosos: Prova de Vida oferece facilidades com mudança

Um benefício para idosos chegou para facilitar a vida de milhões de pessoas, e se você é beneficiário do INSS, vai gostar de saber disso.

Afinal, em 2024, a prova de vida deixou de ser obrigatória.

Entendendo que a ação pode gerar desconforto ou inconveniências, sobretudo, para quem tem dificuldade para se locomover, o governo adotou esta medida.

A princípio, a decisão é valida até o final de 2024, mas exploramos este assunto com mais detalhes, logo abaixo.


Benefício para idosos: o que muda com nova medida

A realidade é que o mundo digital tem proporcionado uma série de facilidades para as pessoas.

Atualmente, enquanto os idosos não precisam fazer a prova de vida, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), faz o processo automaticamente.

Um senhor comemorando seu aniversário após ver o Benefício para idosos
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Desse modo, o INSS usa os dados biométricos dos idosos que já estão no sistema.

A Prova de Vida é uma ação importante, que tem como finalidade garantir que não há fraudes, como por exemplo, o benefício pago a alguém que não está vivo.

Apesar de ser vital para a segurança, inclusive do beneficiário, este processo pode ser complicado para idosos, principalmente os que têm idade mais avançada.

Então, se você estava em dúvida se precisava fazer a prova de vida, saiba que não é necessário até o dia 31 de dezembro.

Se tudo ocorrer bem neste período, o INSS pode adotar a medida ao longo dos próximos anos, o que mudaria a vida de milhões de beneficiários em todo o Brasil.


Como INSS vai verificar os dados?

A cada ano, as informações de diferentes bancos de dados ficam cada vez mais acessíveis para alguns órgãos.

O INSS, por exemplo, vai acessar terminais bancos de dados para verificar se há atividades, principalmente, com o uso de biometria.

Além disso, o pagamento de benefícios e os dados do Cadastro Único (CadÚnico), podem ajudar nesta identificação.

Em alguns casos o INSS pode mandar um agente para fazer uma visita em sua residência para fazer uma entrevista ou verificar se as condições corresponde às informadas no benefício.

Dessa forma, o governo pretende tornar este processo mais eficaz, ao mesmo tempo que simples para os idosos que precisam fazer a prova de vida.

De todo modo, é muito importante garantir que seus dados biométricos e informações estão atualizados.

Na ausência desses dados em sistemas, o INSS pode exigir que você faça a prova de vida presencialmente.

Prova de vida em 2025

Ainda não há nenhuma afirmação quanto a permanecer com a prova de vida automática.

De todo modo, o INSS está implantando diferentes novidades, visando modernizar o seu serviço, facilitar o seu acesso e agilizar o atendimento aos milhões de beneficiários.

Mas é fundamental acompanhar as atualizações do INSS e informações referente às mudanças nos benefícios.

Lembre-se de sempre consultar a veracidade da informação, e prefira sempre consumir as atualizações de sites ou canais de notícias oficiais.

Um dos meios pelo qual você pode ficar por dentro de todas as novidades, direitos e benefícios, é aqui, no Brasileiro Trabalhador.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.