Bolsa Família 2025: prazo para renovação e adesão termina em junho, veja como participar
Bolsa Família 2025: prazo para renovação e adesão termina em junho, veja como participar.
A atualização dos dados do Bolsa Família é decisiva para a manutenção do programa social do governo.
E não apenas as pessoas, mas as cidades brasileiras também têm um período para enviar dados de seus beneficiários; confira!
Cidades devem atualizar o Bolsa Família
De acordo com a legislação brasileira, as cidades brasileiras têm até o dia 30 de junho de 2025 para renovar a adesão ao Bolsa Família.
Pela lei, a adesão é fundamental para continuar recebendo o Índice de Gestão Descentralizada para atender as famílias.
O processo de adesão é realizado pelo prefeito de cada cidade, usando o Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família e pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).
Dessa maneira, a prefeitura consegue realizar a adesão junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Após assinar a adesão, a cidade tem um período de validade indeterminado, ainda sem nenhuma grande definição.
Qual o motivo da renovação da adesão ao Bolsa Família
Em 2023, o Brasil anunciou o relançamento do Bolsa Família, e as cidades precisam se adaptar às novas atualizações.
A renovação da adesão ao Bolsa Família significa que a cidade continuará participando do programa social do governo normalmente.
E se a cidade não assinar a adesão?
De acordo com a lei, se a cidade não assinar os termos, ficará impossibilitada de receber recursos pelo IGD-PBF.
Além disso, não poderá mais conceder novos benefícios ao Bolsa Família e nem realizar inclusões e atualizações no CadÚnico do governo federal.
Portanto, a não adesão aos termos pode causar sérios problemas para a cidade, prejudicando milhares de pessoas.
O que muda para os cidadãos?
Os beneficiários do Bolsa Família não têm nenhuma participação no processo de adesão, o que deve ser realizado pelo prefeito do município.
Nesse sentido, o único papel do cidadão pode ser acompanhar de perto as notícias e cobrar a Prefeitura sobre a realização dos processos de adesão.
Além disso, o beneficiário precisa realizar atualizações periódicas dos dados do CadÚnico para não ter problemas com o benefício.
Como atualizar o cadastro no CadÚnico?
O Cadastro Único, ou CadÚnico, é responsável pelos programas sociais no Brasil. Além do Bolsa Família, também inclui a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Por isso, manter as informações atualizadas é obrigatório para garantir a continuidade desses benefícios.
A atualização do CadÚnico deve ser feita a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na composição familiar, renda, endereço ou outras informações relevantes.
Para atualizar, é necessário comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto autorizado em sua cidade.
Leve documentos como RG, CPF, comprovante de residência e certidões de nascimento ou casamento de todos os membros da família.
E se o beneficiário não fizer a atualização?
Se o cadastro não for atualizado no prazo, há o risco de suspensão ou cancelamento dos benefícios.
Isso ocorre porque as informações desatualizadas podem levar o sistema a considerar a família inelegível.
Além disso, a ausência de dados precisos dificulta o planejamento de políticas públicas que atendam às necessidades reais da população.
Portanto, é fundamental verificar regularmente o status do seu CadÚnico e manter os dados em dia. Isso não apenas assegura o acesso aos programas sociais, mas também contribui para que os recursos sejam destinados de forma justa e eficiente.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.