ATENÇÃO beneficiário do Bolsa Família! Se benefício pode ser cortado em 30 dias; saiba como evitar

Ariel França

6 de junho de 2024

Atenção, beneficiários do Bolsa Família! Seu benefício pode ser cortado em 30 dias, mas há como evitar isso. Confira, abaixo, o passo a passo para não cair na lista das famílias bloqueadas.

ATENÇÃO beneficiário do Bolsa Família! Se benefício pode ser cortado em 30 dias; saiba como evitar (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

É muito importante cumprir as regras relacionadas a saúde para garantir a continuidade do programa. O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) estabeleceu um prazo de 30 dias para que todos realizem esse procedimento.

Em Salvador, por exemplo, o prazo final é 28 de junho. Essa exigência é essencial para garantir que os recursos públicos sejam bem aplicados e que os beneficiários recebam o suporte necessário.

Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, reforça que as famílias precisam estar atentas aos prazos e requisitos para não correrem o risco de perder esse benefício tão importante.

Os postos de saúde em Salvador estão disponíveis para atender os beneficiários, funcionando das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento.

Para ser atendido, leve o cartão do programa, um documento de identificação com foto, a caderneta de gestante (se for o caso) e o cartão de vacinação das crianças.

Condições que precisam ser seguidas

As condicionalidades do Bolsa Família incluem a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes, garantindo que todas as doses obrigatórias sejam aplicadas.

É preciso também fazer o acompanhamento nutricional de crianças menores de seis anos para monitorar o peso e evitar problemas como sobrepeso e desnutrição.

Gestantes devem realizar o pré-natal regularmente.

No campo da educação, as crianças e adolescentes entre seis e dezoito anos devem estar matriculados e frequentar a escola.

Menores de seis anos precisam ter uma frequência mínima de 60% das aulas, enquanto os maiores de sete anos devem assistir pelo menos 75% das aulas.

A falta de cumprimento dessas condicionalidades pode resultar na suspensão dos benefícios. Por isso, é fundamental que as famílias usem o período de 30 dias para regularizar sua situação. Além de Salvador, essa regra se aplica a todo o Brasil.

Atualização no Bolsa Família

Outro ponto importante é a atualização do cadastro. Mudanças na estrutura familiar, como nascimento, óbito, casamento ou separação, precisam ser comunicadas imediatamente.

A atualização cadastral é obrigatória e precisa ser feita, no máximo, a cada dois anos. Para isso, basta procurar o setor de atendimento do Cadastro Único mais próximo ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para atualizar o cadastro, é necessário apresentar documentos de identificação de todos os membros da família, um comprovante de residência atual e a certidão de nascimento para crianças sem identidade.

Calendário do Bolsa Família de junho

O cronograma de pagamentos do mês de junho do Bolsa Família foi pensado de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Com isso, confira as datas de recebimento de cada NIS:

  • Final 1 do NIS: 17 de junho;
  • Final 2 do NIS: 18 de junho;
  • Final 3 do NIS: 19 de junho;
  • Final 4 do NIS: 20 de junho;
  • Final 5 do NIS: 21 de junho;
  • Final 6 do NIS: 24 de junho;
  • Final 7 do NIS: 25 de junho;
  • Final 8 do NIS: 26 de junho;
  • Final 9 do NIS: 27 de junho;
  • Final 0 do NIS: 28 de junho.
Ariel França
Escrito por

Ariel França