Bolsa Família: o que muda com o pacote de corte de gastos?

Bolsa Família: o que muda com o pacote de corte de gastos?

Bolsa Família: o que muda com o pacote de corte de gastos?
Foto: Agencia Brasil

O governo brasileiro vem anunciando uma série de mudanças no Bolsa Família, sobretudo para se adequar ao orçamento.

Inclusive, o benefício deve passar por um intenso pente-fino nos próximos meses; veja o que pode acontecer!

Bolsa Família pode acabar?

Já surgiram muitas notícias falsas e alarmistas sobre o fim do Bolsa Família, no entanto, isso não procede.

De fato, o governo brasileiro vem anunciando uma série de medidas novas para restringir o orçamento e se adequar ao teto de gastos.

Porém, nenhuma delas envolve encerrar o programa, considerado um dos mais importantes e efetivos da história do país.

Quais serão as mudanças no Bolsa Família?

Já se sabe que os beneficiários do Bolsa Família terão que passar por processos mais frequentes de renovação do cadastro, principalmente com a inclusão da biometria.

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou recentemente sobre as novidades do pacote de corte de gastos que atinge muitas áreas do governo. 

De acordo com o governo, o pacote não tem o objetivo de cancelar o Bolsa Famíliamas sim de encontrar irregularidades e gastos indevidos no programa.

O governo indica uma previsão de mais de 17 bilhões de reais de cortes até 2030, e o cancelamento de pagamentos irregulares pode contribuir. 

Portanto, o que mais mudará é justamente em relação à fiscalização do Bolsa Família, com mecanismos mais fortes para buscar irregularidades.

Bolsa Família quer reduzir escopo unipessoal

O Bolsa Família é muito focado nas famílias, mas também conta com pagamentos para pessoas que moram sozinhas, o que é chamado de Bolsa Família unipessoal.

No entanto, de acordo com o governo, o benefício tem ultrapassado os limites aceitáveis, e há o planejamento para uma certa redução ao longo do tempo.

De acordo com as atualizações, os beneficiários deverão receber mais visitas de agentes credenciados para a verificação da situação do benefício.

Há o risco de perder o Bolsa Família?

As últimas falas dos ministros tranquilizaram a população sobre o benefício. Na verdade, não há o intuito de acabar com o programa.

Na verdade, o foco principal é retirar pessoas que recebem o benefício indevidamente, seja para famílias compostas por mais pessoas ou por famílias unipessoais.

Ao longo do último ano, foram mais de 1,7 milhão de cortes no programa, o que deve continuar. 

Porém, o governo salienta que as famílias com o cadastro atualizado e dentro dos limites para receber o programa não terão o benefício cancelado, ficando resguardadas pela legislação. 

Famílias terão que fazer registro biométrico

Ao longo dos últimos meses, muitas áreas públicas tem selecionado o uso da biometria para a solicitação de benefícios, como acontece com o BPC.

Portanto, o uso para o Bolsa Família não se trata de uma novidade, mas sim de uma importante medida para reduzir o risco de fraudes e garantir a entrega efetiva do benefício para quem mais precisa. 

Nos próximos meses, há então a expectativa da convocação do público para a realização da biometria nos beneficiários do programa.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.