Bolsa Família: Veja como saber se você foi suspenso, cancelado ou bloqueado!

Informação importante sobre o Bolsa Família; veja se você foi suspenso, cancelado ou bloqueado!

Bolsa Família: Veja como saber se você foi suspenso, cancelado ou bloqueado!
Foto: Jeane de Oliveira/FDR

O medo de perder acesso ao Bolsa Família é constante em que precisa bastante do benefício para pagar as contas. Por isso, veja um guia completo dos problemas que podem acontecer com o programa!

O que é o bloqueio do Bolsa Família?

O bloqueio do Bolsa Família é o primeiro impacto que o benefício pode sofrer. Em outras palavras, é o primeiro travamento realizado pelo governo.

Por isso, costuma acontecer pelos seguintes motivos:

  • Falta de informações suficientes: quando o sistema identifica que falta atualizações, pode bloquear o envio do benefício;
  • Suspeita de irregularidades: quando o governo detecta que pode haver inconsistências nos dados, fará o bloqueio dos pagamentos.

No geral, o bloqueio do Bolsa Família é um processo temporário, dando a oportunidade para o beneficiário resolver o problema e retomar o recebimento do benefício.

Na maior parte das vezes, o problema se resolve com atualização do CadÚnico diretamente no CRAS, retificando as informações anteriores para identificar o que não estava batendo com os dados.

O que é a suspensão do Bolsa Família?

Por conta de alguma irregularidade ou falta de documentação, o Bolsa Família pode realizar uma suspensão temporária.

Geralmente, o primeiro ponto do governo é justamente fazer o bloqueio do benefício, mas ainda pode haver casos de suspensão temporária.

O que é o cancelamento do Bolsa Família?

Por sua vez, o cancelamento do Bolsa Família já é uma medida mais drástica e, geralmente, sem volta com o mesmo cadastro.

Isso acontece quando o governo, de alguma maneira, verifica irregularidades ou inconsistências que não poderão ser retomadas.

Outra maneira comum de cancelamento do benefício é quando o governo identifica que a renda per capita da família aumentou e superou os R$ 218.

Diferentemente do bloqueio, não tem como retomar o recebimento com envio de novos documentos. Para solicitar novamente, será preciso iniciar um novo pedido junto ao CRAS.

Como saber o status do Bolsa Família?

A boa notícia é que você pode facilmente saber o status do benefício do Bolsa Família.

Em primeiro lugar, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal, buscando a opção de ‘Consultar famílias beneficiárias’ com a inserção de dados como NIS e CPF do responsável familiar.

Por meio dessa consulta on-line, você poderá saber o status do Bolsa Família, inclusive com as orientações para resolver o problema e retomar o recebimento do benefício social do governo.

O aplicativo do Bolsa Família também traz informações importantes sobre a sua conta no programa do governo federal, podendo baixar diretamente no site da Caixa ou da loja de apps do Android e do iPhone.

Por fim, o beneficiário também pode se dirigir à uma unidade do CRAS com toda a documentação  para verificar o status do benefício, bem como já resolver todas as pendências para voltar a receber o dinheiro.

De toda maneira, é muito importante manter-se atualizado sobre as condições do seu benefício, mantendo os direitos de receber o Bolsa Família direto na conta.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.