Brasileiros em festa: INSS anuncia datas de pagamento dos benefícios de junho

As datas para os pagamentos do INSS de junho já estão disponíveis e começam na próxima semana. Confira aqui o calendário completo!

Na última semana o INSS anunciou as datas de pagamento para junho contendo os calendários de quem recebe até 1 salário mínimo e dos que recebem mais do que isso. Como de costume, os valores serão liberados no fim do mês, indo até os primeiros dias de julho!

Senhor sorrindo com a bandeira do Meu INSS atrás
Imagem: FDR / Pagamentos dos benefícios do INSS para junho começam no dia 24

Segundo o calendário, os pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem começar a partir do dia 24 de junho, sendo finalizados no dia 5 do mês seguinte.

A estimativa é que cerca de 39 milhões de pessoas recebam os benefícios assistenciais e previdenciários — cerca de 5,6 milhões e 33,4 milhões, respectivamente — mas os pagamentos serão distribuídos conforme o valor a ser recebido.

Além disso, é necessário consultar o último dígito do cartão de benefício, excluindo o número verificador. Exemplo: 123.456.789-0 (dígito 9).

INSS anunciou as datas de pagamento para junho

Como já foi dito, os pagamento do INSS começam no dia 24 de junho, mas no primeiro momento apenas as pessoas que recebem até um salário mínimo vão receber. Já para quem recebe acima de um salário mínimo, os pagamentos começam no dia 1 de junho.

O calendário para quem recebe até 1 salário mínimo contempla pessoas com um dígito final por vez, do 1 ao 0, na seguinte ordem:

Número final do benefício Data
1 24 de junho
2 25 de junho
3 26 de junho
4 27 de junho
5 28 de junho
6 1 de julho
7 2 de julho
8 3 de julho
9 4 de julho
0 5 de julho

Por outro lado, para quem recebe acima disso a organização é feita com dois dígitos por data. Confira:

Número final do benefício Data
1 e 6 1 de julho
2 e 7 2 de julho
3 e 8 3 de julho
4 e 9 4 de julho
5 e 0 5 de julho

Acessando os extratos

Pessoas que tiverem dúvidas sobre o pagamento podem fazer a consulta direto na plataforma Meu INSS pelo site ou aplicativo.

Mas para isso será necessário fazer login utilizando as credenciais do portal Gov.br, usando o CPF e a senha cadastrada. Essas informações são as mesas usadas pelo cidadão para acessar outros serviços digitais do governo.

Uma vez dentro do Meu INSS, é possível conferir todos os detalhes sobre o benefício, incluindo extratos de pagamentos anteriores e as datas e valores a serem recebidos.

O portal ainda serve como um hub para serviços do Instituto e por lá você pode agendar consultas, perícias e solicitações para outros benefícios.

Por exemplo, você pode usar a plataforma para solicitar coisas como auxílio-doença, pensões por morte e salário-maternidade, entre outros.

Mas caso você prefira ser atendido por uma pessoa, o INSS também disponibiliza o número 135, pelo qual é possível entrar em contato com a Central de Atendimento.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos