Cadastro biométrico para o Bolsa Família: veja como fazer o registro no CadÚnico

A inclusão do cadastro biométrico no Bolsa Família já está gerando, dúvidas, não é mesmo?

Mas essa iniciativa vem para reforçar a identificação dos beneficiários, prevenindo fraudes e garantindo que os recursos cheguem apena a quem precisa.

E nos próximos minutos, você vai entender como funciona o processo e os principais passos para regularizar sua situação.


Onde fazer a biometria do Bolsa Família?

O cadastro biométrico do Bolsa Família pode ser feito em postos autorizados, como unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e agências da Caixa Econômica Federal.

Em algumas cidades, também há parcerias com prefeituras, que disponibilizam locais específicos para realizar a biometria.

No momento de fazer o seu registro biométrico, lembre-se de levar os documentos pessoais, como RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, o Número de Identificação Social (NIS).

Como fazer agendamento no CRAS 2024?

Para realizar o agendamento no CRAS em 2024, você pode acessar o  aplicativo do CadÚnico.

Mas outra alternativa é entrar em contato diretamente com a unidade mais próxima de sua residência, seja por telefone ou presencialmente.

É por meio do agendamento que o CRAS organiza o atendimento, reduzindo filas e agilizando o processo.

Não deixe de chegar no horário previsto para evitar atrasos ou necessidade de remarcar.

Uma mão fazendo o Cadastro biométrico para o Bolsa Família
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Precisa ir no CRAS para atualizar o Cadastro Único 2024?

Sim, para atualizar o Cadastro Único em 2024, é necessário comparecer ao CRAS ou a outro posto com autorização no município.

Aliás, o responsável familiar deve atualizar os dados sempre que houver mudanças na composição em algum aspecto crítico, como:

Número de membros em casa;

Aumento ou diminuição brusca de renda;

Mudança no endereço.

E o governo já estabelece para famílias inscritas no CadÚnico atualizarem seus dados em um período máximo de dois anos, mesmo que não existam alterações nos dados.

Afinal, comparecimento garante que as informações estejam corretas e em dia, evitando o bloqueio do Bolsa Família.

Além disso, o cadastro atualizado facilita o acesso a outros programas sociais que utilizam o Cadastro Único como referência.

Quanto tempo demora para o Cadastro Único entrar no sistema 2024?

Depois que você faze a inscrição ou atualização do Cadastro Único em 2024, o tempo para que os dados entrem no sistema e estejam disponíveis varia entre 30 e 45 dias.

Esse período, portanto, varia de acordo com a demanda de cada local e velocidade da análise dos órgãos responsáveis.

Mas você pode acompanhar o status do cadastro pelo aplicativo oficial Meu CadÚnico ou em contato com o CRAS.

Duas ressalvas:

  • Se identificarem inconsistências ou falta de informações, o processo pode demorar mais;
  • Casos de atualização são mais ágeis, e podem entrar no sistema em menos de 30 dias.

Quanto é o Bolsa Família 2024?

O valor do Bolsa Família em 2024 continua seguindo a estrutura que o governo estabeleceu nos anos anteriores, com um benefício básico de R$ 600 por família.

Além disso, há valores adicionais para crianças, gestantes e adolescentes, o que faz o valor do benefício ultrapassar os R$ 1000 conforme a composição familiar.

De todo modo, encerramos mais um artigo, onde vimos que a implementação do cadastro biométrico e a atualização constante do Cadastro Único são fatores indispensáveis para o benefício.

Por isso, mantenha seus dados em dia e fique atento às orientações do programa.

Se ficaram mais dúvida, não deixe de consultar as informações nos portais oficiais do governo, ou procure o CRAS mais próximo.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.