Caixa negou seu financiamento imobiliário? Veja como reverter a situação
Se a Caixa negou seu financiamento imobiliário, talvez você esteja se perguntando o motivo, e o que é possível fazer a partir dessa decisão.
Você não está sozinho, e milhares de brasileiros têm se deparado com uma negativa do banco.
Abaixo, trouxemos possíveis soluções e práticas que podem te ajudar caso este seja o problema que esteja enfrentando hoje.
Veja o que fazer se a Caixa negou seu financiamento imobiliário
Antes de tudo, se o financiamento imobiliário foi negado pela Caixa, é importante ir atrás da raiz do motivo. Mas quais seriam os principais motivos? Eles podem ser:
- Baixa pontuação de score;
- Comprovação de renda insuficiente;
- Pendências financeiras em aberto.
Uma coisa boa, é que a Caixa normalmente envia uma explicação. Mas se você achar superficial, pode solicitar mais detalhes à instituição, caso julgue que a decisão poderia ser favorável.
Afinal, o objetivo é se planejar melhor para as próximas etapas ou uma nova solicitação. A partir disso o que você pode fazer?
- Começa melhorando sua pontuação de crédito é um ótimo caminho;
- Mude seu perfil de consumo, pagando dívidas pendentes e mantendo um histórico de pagamentos em dia;
- Aumentar a entrada do imóvel ou buscar um imóvel de menor valor pode aumentar as suas chances.
Além disso, ainda é possível procurar outros bancos ou instituições financeiras.
Isso porque cada uma possui critérios próprios de análise de crédito, e as condições podem ser mais flexíveis e combinar mais com o seu perfil financeiro.
Outra opção, é recorrer a um especialista em crédito imobiliário, que pode orientar em ajustes mais precisos para uma nova tentativa de aprovação.
Por fim, especialistas também não indicam tentar um novo pedido após obter o primeiro negado. Esta prática, inclusiva, pode dificultar ainda mais o processo.
Porque não consigo financiamento mesmo com o nome limpo e score alto?
Essa é outra questão que muitas pessoas que cuidam do seu score de crédito têm se feito. No entanto, outros fatores também podem influenciar a concessão de um financiamento.
Podemos considerar que o score é o principal fator hoje, pelo menos, em primeira instância. Depois disso vem a análise de renda.
É quando o banco vê se você tem dinheiro o suficiente para cobrir a parcela do financiamento sem comprometer seu orçamento.
- ❗ Não há um limite exato, contudo, a recomendação é para não comprometer mais do que 30% da renda.
Aliás, a estabilidade no emprego e o tempo de atuação na mesma empresa ou ramo também contam. Para o banco, isso representa maior segurança em relação à capacidade de pagamento.
Durante a análise de renda, o histórico de movimentação financeira é outro ponto que ganha atenção.
Depois que você avaliar esses aspectos e ajustar seu perfil financeiro, as suas chances de aprovação podem aumentar consideravelmente em um novo pedido de financiamento.
E se você ainda não está sabendo porque tantas pessoas estão tendo o pedido de financiamento negado, temos um artigo imperdível:
🚨 Caixa Econômica emite comunicado importante sobre financiamento de imóveis!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.