Carteira assinada, filhos na escola: o que pode cortar o benefício do Bolsa Família?
Carteira assinada, filhos na escola: o que pode cortar o benefício do Bolsa Família?
Você sabe o que realmente pode cortar o Bolsa Família? Os beneficiários sempre pensam nas questões principais do benefício, mas nós te ajudaremos com o que realmente corta os valores; confira!
Carteira assinada corta o Bolsa Família?
Uma das grandes preocupações dos beneficiários do Bolsa Família é perder o benefício após conseguir um emprego.
Isso porque circularam algumas notícias sobre o cancelamento do Bolsa Família em caso de assinatura de carteira. Porém, a informação nem sempre procede.
Em primeiro lugar, é possível receber o Bolsa Família mesmo tendo um emprego. Isso porque a legislação não leva em conta o desemprego, mas sim o corte de renda.
Para ter acesso ao Bolsa Família, é preciso ter uma renda per capita de R$ 218 na residência. E não tem problema se o beneficiário tem ou não o emprego, podendo receber o benefício de toda maneira.
Segundo uma nova legislação, ao conseguir um emprego, é possível continuar recebendo o Bolsa Família, mesmo que a renda suba para meio salário mínimo por pessoa.
Nesses casos, o governo pode pagar até 50% do benefício por dois anos.
O que realmente corta o Bolsa Família?
Ainda em 2023, o governo realizou um verdadeiro pente-fino no Bolsa Família, e ofereceu dados sobre os cortes realizados.
De acordo com as publicações, a maior causa de cancelamento do benefício é justamente a falta de atualização no CadÚnico.
Isso porque o cadastro reúne as informações das famílias. Em caso de inconsistências, o governo pode realizar a interrupção ou até o cancelamento do benefício social.
Um grande problema é a duplicação do benefício, caso em que a família recebe o Bolsa Família dobrado, o que é contra a legislação.
Por sua vez, o benefício pode ser cortado por um grande aumento da renda, principalmente acima do meio salário mínimo para cada integrante.
Comprar carro e casa corta o Bolsa Família?
Novamente, o Bolsa Família não leva em consideração os bens ou os empregos, mas sim a renda.
Nesse sentido, é possível comprar um carro, principalmente porque pode oferecer boas oportunidades de emprego para a família.
No entanto, é fundamental que os gastos sejam condizentes com o que foi apresentado no CadÚnico.
Caso o governo interprete que os gastos são muito inconsistentes com a renda que a família apresenta, pode realizar a interrupção do benefício.
Como evitar os cortes do Bolsa Família?
A melhor maneira de evitar perder o benefício do Bolsa Família é manter o cadastro atualizado no CadÚnico.
Isso porque o cadastro é a sua comunicação com o governo. Dessa maneira, faça sempre a atualização dos seus dados, principalmente quando há mudanças na família.
Assim, o representante familiar pode pegar toda a documentação da família e ir à uma unidade do CRAS, mantendo a atualização constante e condizente.
Nesse sentido, você também até ganhar mais benefícios, como o Auxílio Gás, desde que o seu cadastro esteja sempre devidamente atualizado com os programas sociais do governo.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.