Cidades brasileiras recebem 5G: Confira a lista completa!
Mais cidades brasileiras recebem 5G nos últimos dias e traz uma boa notícia para os brasileiros que acompanham as tecnologias mais modernas.
Dessa forma, as operadoras telfônicas tiveram a permissão para solicitar o acesso à rede do 5G em mais 506 municípios.
Neste momento inicial, as empresas vão realizar a ativação das estações para internet 5G.
Seguindo o ritmo atual, o país mostra um verdadeiro compromisso com a atualização. Afinal, o calendário para implementação vai até 2030.
No entanto, de acordo com os dados da Teleco para junho de 2024, mais de 90% dos brasileiros pode ter acesso à rede 5g (3,5 GHz), o que é bem à frente do esperado.
Cidades brasileiras recebem 5G: entenda o avanço
Neste novo período de implementação, a expansão do 5G se estenderá para mais 19 estados do Brasil.
Assim, cerca de 92% da população poderá usufrui da internet 5G. Julho fechou com 4.070 municípios cobertos pela rede, representando 89,1% de todos os brasileiros.
A implantação, que começou no segundo semestre de 2021, teve seu início no Distrito Federal, momento em que a rede compartilhava frequências com a rede 4G.
Abaixo, exploraremos um pouco mais o calendário de implantação do 5G em todo o Brasil.
Cronograma para a liberação do 5G no Brasil
Já no primeiro semestre de 2022, a rede 5G passou a usar a frequência 2.3 GHz, após o leilão do 5G.
Em seguida, entre julho de 2022 e outubro do mesmo ano, houve a liberação da faixa de 3,5 GHz em todas as capitais brasileiras.
Então, no primeiro mês de 2023, esta liberação teve o foco em municípios com mais de 500 mil habitantes, e todos foram cobertos.
A próxima etapa consistiu em alcançar os municípios com mais de 200 mil habitantes e até 25% dos municípios com menos de 30 mil habitantes (até junho de 2023).
Neste momento, a busca é por cobrir os municípios com cerca de 100 mil habitantes além de 50% dos municípios com menos de 30 mil habitantes.
O calendário que a princípio estipulava uma implementação até 2030, pode ver sua conclusão até 2026. Mas a o que se deve este adiantamento? Também falamos sobre isso.
A liberação da frequência 3.5 GHz
O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), foi um dos responsáveis por possibilitar este adiantamento no cronograma.
Afinal, o órgão decidiu antecipar o cronograma, e desde julho de 2022 passou a liberar a a frequência de 3,5 GHz.
Ela era usada pelas antigas “antenas parabólicas”. Inclusive, fizemos um artigo onde mostramos que inscritos no CadÚnico podem receber um kit antena de graça.
Desse modo, estamos vivenciando a transição completa para a transmissão digital frente ao fim da transmissão analógica (que agora será usada pelo 5G).
Em 6 de julho, Brasília já havia liberado a frequência, dando início a esta transição.
Para acompanhar as atualizações em relação à cobertura do 5G no Brasil, você pode conferir a lista completa de municípios com cobertura 5G no site da Teleco.
E se você não gosta de perder notícias importantes sobre os benefícios e novidades em todo o Brasil, te convidamos para ver as publicações diárias do Brasileiro Trabalhador!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.