Clientes Caixa terão direito a isenção de imposto em compras no cartão de crédito; entenda

A partir de agora, os clientes da Caixa terão direito à isenção de impostos em compras com alguns cartões de crédito do banco, uma medida importante para te ajudar a economizar dinheiro.

Clientes Caixa terão direito a isenção de imposto em compras no cartão de crédito; entenda
Foto: Divulgação

Nesse sentido, a Caixa anunciou que os titulares de cartões Visa Infinite e Visa Platinum estão isentos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) em compras internacionais.

Porém, tem algumas regras mais específicas que você precisa saber para aproveitar o benefício, e você pode ver todas as condições!

Qual a nova atualização da isenção de IOF?

De acordo com a nova resolução da Caixa Econômica Federal, os titulares de cartões com as bandeiras Visa Platinum e Visa Infinite terão isenção do IOF em compras realizadas em lojas físicas fora do Brasil.

E as regras já estão válidas para este mês de julho. Vale ressaltar que a medida não funciona no mundo on-line, mas apenas para estabelecimentos físicos, independente da natureza do produto ou serviço.

Além disso, a medida anunciou um cashback de 4.38%, o mesmo valor do IOF, creditado na fatura de quem se cadastrar na promoção.

Mais detalhes da isenção do IOF

A oferta da Caixa para as compras fora do Brasil começou a valer em 1º de julho de 2024, indo até o dia 30 de setembro de 2024. 

A instituição também colocou um limite de valor agregado para cada CPF: R$438,00. Vale lembrar que isso não é o valor da compra, mas sim o valor do cashback máximo.

Nesse sentido, a promoção especial da Caixa atinge somente os titulares de cartões Visa Platinum e Infinite. E você precisa se cadastrar na promoção. O cashback é creditado em até 45 dias úteis após a compra. 

Qual o objetivo da isenção?

Em primeiro lugar, o mercado de cartões de crédito ganhou alta concorrência recentemente, e o objetivo da Caixa é de chamar mais público e fidelizar os seus clientes.

Além disso, a medida entra em uma série de novas resoluções que o Brasil tem tomado para aderir à OCDE, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Nesse sentido, uma das metas do governo é reduzir e até extinguir o imposto sobre cre´dito e câmbio. A partir de janeiro de 2025, o IOF geral será de 3.38%.

Jé em 2026, o imposto cai para 2,38% e, no ano seguinte, para 1,38%. A partir de janeiro de 2028, o IOF passará a ser zero em todas as transações. 

Dicas para economizar com o cartão de crédito

Hoje em dia, ter um cartão de crédito é muito importante, mas você precisa se planejar de maneira assertiva. Em primeiro lugar, busque uma opção condizente com a sua renda.

O crédito é de fato uma boa alternativa para gerir as finanças, mas mesmo com a possibilidade de pagar depois, você precisa realizar gastos que também estão dentro de sua realidade.

Por fim, uma boa alternativa é justamente buscar um cartão de crédito com benefícios, cashback e outros acessos, desde que eles estejam de acordo com o seu contexto de receitas e despesas.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves